<b>Construtos do ensino de enfermagem pediátrica em uma universidade do sul do Brasil, 1991-2006</b> - doi: 10.4025/cienccuidsaude.v11i2.12288

  • Cristiane Cardoso de Paula Universidade Federal de Santa Maria
  • Eliane Tatsch Neves UFSM
  • Stela Maris de Mello Padoin UFSM
  • Cintia Flores Mutti UFSM
  • Marcelo Ribeiro Primeira UFSM
  • Lidiane da Cruz Tolentino UFSM
Palavras-chave: Educação em Enfermagem, Enfermagem Pediátrica, Saúde da Criança, Cuidado da Criança.

Resumo

Este estudo consiste em pesquisa documental com abordagem metodológica de análise quantiqualitativa em que se objetivou analisar os constructos da produção de conhecimento nos trabalhos de conclusão de curso, em uma universidade do Sul do Brasil. A escolha do tema deu-se pela leitura dos títulos e resumos considerando-se as palavras: recém-nascido, criança, pré-escolar, enfermagem pediátrica e suas variantes, no período de 1991-2006. Do total de 533 TCC, foram selecionados 79 correspondentes à saúde da criança (14,82%). Da análise, emergiram os construtos educação em saúde, humanização e família. Como resultado, tem-se a preocupação com o processo assistencial, com estratégias e metodologias inovadoras. A abordagem da criança não se deu de forma isolada, mas inserida na família e no seu contexto socioeconômico-cultural, sendo enfatizadas as relações entre o binômio criança-família e a equipe. Conclui-se que, ao dar visibilidade à produção do conhecimento em Enfermagem Pediátrica, almejamos um exercício profissional que insira a família no processo de cuidar da criança alicerçado na educação em saúde e na humanização. Com isso, vislumbramos a construção de um marco teórico que potencialize a práxis da Enfermagem Pediátrica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristiane Cardoso de Paula, Universidade Federal de Santa Maria
Enfermeira. Doutora pela Escola de Enfermagem Anna Nery (EEAN) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem (DENF) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM/RS). Líder do Grupo de Pesquisa Cuidado à Saúde das Pessoas, Famílias e Sociedade (PEFAS-DENF/UFSM/RS).
Eliane Tatsch Neves, UFSM
Enfermeira. Doutora pela EEAN/UFRJ. Professora Adjunta do DENF/UFSM/RS. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa PEFAS (DENF/UFSM/RS).
Stela Maris de Mello Padoin, UFSM
Enfermeira. Doutora pela EEAN/UFRJ. Professora Adjunta do DENF/UFSM/RS. Líder do Grupo de Pesquisa PEFAS (DENF/UFSM/RS).
Cintia Flores Mutti, UFSM
Enfermeira. Especialista em Oncologia pelo INCA-RJ . Mestranda da Pós-graduação de Enfermagem PPGEnf da Universidade Federal de Santa Maria, bolsista CAPES. Membro do Grupo de Pesquisa Cuidado à Saúde das Pessoas, Famílias e Sociedade.
Marcelo Ribeiro Primeira, UFSM
Acadêmico de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), bolsista de iniciação científica – PIBIC. Membro do Grupo de Pesquisa Cuidado à Saúde das Pessoas, Famílias e Sociedade.
Lidiane da Cruz Tolentino, UFSM
Acadêmica de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), bolsista de extensão – FIEX. Membro do Grupo de Pesquisa Cuidado à Saúde das Pessoas, Famílias e Sociedade.
Publicado
2013-03-06
Como Citar
Paula, C. C. de, Neves, E. T., Padoin, S. M. de M., Mutti, C. F., Primeira, M. R., & Tolentino, L. da C. (2013). <b>Construtos do ensino de enfermagem pediátrica em uma universidade do sul do Brasil, 1991-2006</b&gt; - doi: 10.4025/cienccuidsaude.v11i2.12288. Ciência, Cuidado E Saúde, 11(2), 311-318. https://doi.org/10.4025/ciencuidsaude.v11i2.12288
Seção
Artigos originais