<b>Construtos do ensino de enfermagem pediátrica em uma universidade do sul do Brasil, 1991-2006</b> - doi: 10.4025/cienccuidsaude.v11i2.12288
Resumo
Este estudo consiste em pesquisa documental com abordagem metodológica de análise quantiqualitativa em que se objetivou analisar os constructos da produção de conhecimento nos trabalhos de conclusão de curso, em uma universidade do Sul do Brasil. A escolha do tema deu-se pela leitura dos títulos e resumos considerando-se as palavras: recém-nascido, criança, pré-escolar, enfermagem pediátrica e suas variantes, no período de 1991-2006. Do total de 533 TCC, foram selecionados 79 correspondentes à saúde da criança (14,82%). Da análise, emergiram os construtos educação em saúde, humanização e família. Como resultado, tem-se a preocupação com o processo assistencial, com estratégias e metodologias inovadoras. A abordagem da criança não se deu de forma isolada, mas inserida na família e no seu contexto socioeconômico-cultural, sendo enfatizadas as relações entre o binômio criança-família e a equipe. Conclui-se que, ao dar visibilidade à produção do conhecimento em Enfermagem Pediátrica, almejamos um exercício profissional que insira a família no processo de cuidar da criança alicerçado na educação em saúde e na humanização. Com isso, vislumbramos a construção de um marco teórico que potencialize a práxis da Enfermagem Pediátrica.