<b>Ser adolescente vivenciando a situação crônica de saúde: uma compreensão heideggeriana</b> doi: 10.4025/cienccuidsaude.v11i4.13214

  • Inez Silva Almeida Enfermeira. Doutora em enfermagem. Professora Assistente do Departamento de Fundamentos de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro UERJ. Enfermeira do Hospital Universitário Pedro Ernesto E-mail: inezdealmeida@ig.com.br
  • Lidiany Maria Silva Lopes Enfermeira. Residente do segundo ano do Hospital Universitário Pedro Ernesto-UERJ na área de Saúde do Adolescente E-mail: lidianylopes2@yahoo.com.br
  • Sonia Mara Faria Simões Enfermeira. Doutora em enfermagem. Professora Titular Universidade Federal Fluminense e membro do Programa do Mestrado Acadêmico em Ciências do Cuidado em Saúde e Enfermagem (MACCS). E-mail: soniamarasimoes@oi.com.br
Palavras-chave: Adolescente, Doença Crônica, Pesquisa Qualitativa.

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo desvelar o sentido de ser adolescente vivenciando a situação crônica de saúde. É um estudo qualitativo com abordagem fenomenológica, fundamentado no pensar do filósofo Martin Heidegger. Os sujeitos da pesquisa foram 14 adolescentes da faixa etária entre 12 e 18 anos que estavam sendo atendidos no ambulatório do Núcleo de Estudos da Saúde do Adolescente, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Após a obtenção dos depoimentos foram constituídas as unidades de significação, as quais foram interpretadas de acordo com a hermenêutica heideggeriana. Os conceitos evidenciados foram: o ser-aí, o ser-com, a facticidade, a impessoalidade, a falação e a temporalidade. A partir deste estudo conseguimos compreender o adolescente acometido por uma situação crônica levando em consideração sua singularidade e peculiaridade, a fim de possibilitar sua qualidade de vida.

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Biografia do Autor

Inez Silva Almeida, Enfermeira. Doutora em enfermagem. Professora Assistente do Departamento de Fundamentos de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro UERJ. Enfermeira do Hospital Universitário Pedro Ernesto E-mail: inezdealmeida@ig.com.br
Enfermeira, Doutora em Enfermagem, Professora Assistente do Departamento de Fundamentos de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, líder de equipe do ambulatório de atenção secundária do Núcleo de Estudos da Saúde do Adolescente.
Lidiany Maria Silva Lopes, Enfermeira. Residente do segundo ano do Hospital Universitário Pedro Ernesto-UERJ na área de Saúde do Adolescente E-mail: lidianylopes2@yahoo.com.br
Enfermeira, Especialista em Saúde do Adolescente. Professora substituta do Departamento de Enfermagem Médico-cirúrgica da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sonia Mara Faria Simões, Enfermeira. Doutora em enfermagem. Professora Titular Universidade Federal Fluminense e membro do Programa do Mestrado Acadêmico em Ciências do Cuidado em Saúde e Enfermagem (MACCS). E-mail: soniamarasimoes@oi.com.br
Enfermeira, Doutora em Enfermagem, Professora Titular da Escola de Enfermagem Aurora Afonso da Costa da Universidade Federal Fluminense, Bacharel em Filosofia.
Publicado
2013-05-22
Como Citar
Almeida, I. S., Lopes, L. M. S., & Simões, S. M. F. (2013). <b>Ser adolescente vivenciando a situação crônica de saúde: uma compreensão heideggeriana</b&gt; doi: 10.4025/cienccuidsaude.v11i4.13214. Ciência, Cuidado E Saúde, 11(4), 704-711. https://doi.org/10.4025/ciencuidsaude.v11i4.13214
Seção
Artigos originais