<b>Significados da participação em roda de terapia comunitária para os estudantes de uma universidade pública</b> - doi: 10.4025/cienccuidsaude.v11i3.14967

  • Gabrielle Taques Silva Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
  • Aldenan Lima Ribeiro Corrêa da Costa
  • Cintia Poleto Buzelí
  • Sônia Ayako Maruyama
  • Rosa Lúcia Rocha Ribeiro
Palavras-chave: Promoção da Saúde, Enfermagem, Estudantes.

Resumo

Este estudo foi desenvolvido no âmbito da pesquisa matricial “Projeto de extensão em interface com a pesquisa Formação de terapeutas comunitários, assistência à saúde estudantil e pesquisa-ação”. Objetivou compreender os significados da participação em roda de Terapia Comunitária (TC) para os estudantes universitários. Foi realizada uma pesquisa de campo do tipo intervenção com objetivo exploratório e descritivo na abordagem qualitativa. Como espaço de intervenção adotou-se a roda de TC numa universidade federal do Centro-Oeste brasileiro, um momento de ação para promoção da saúde, pois nela os eventos do cotidiano podem ser compartilhados, tendo na própria comunidade um espaço para dialogar sobre eles. A amostra do estudo foi constituída por todos os participantes das rodas realizadas, dos quais três estudantes foram escolhidos para entrevista. Para coleta de dados foram utilizadas a observação direta das rodas e a entrevista semiestruturada. A partir das narrativas, somadas às anotações do diário de campo, chegou-se a três categorias empíricas: TC como intervenção grupal; os significados da TC para seus participantes; e como a TC ajudou no enfrentamento dos seus problemas. Constatou-se que a TC é uma estratégia de intervenção eficiente para promoção da saúde de estudantes universitários, pois propicia o desenvolvimento de ações de autocuidado para o enfrentamento das situações adversas.

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Biografia do Autor

Gabrielle Taques Silva, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
graduanda do curso de enfermagem, cursando o último semestre.
Publicado
2013-03-27
Como Citar
Silva, G. T., Costa, A. L. R. C. da, Buzelí, C. P., Maruyama, S. A., & Ribeiro, R. L. R. (2013). <b>Significados da participação em roda de terapia comunitária para os estudantes de uma universidade pública</b&gt; - doi: 10.4025/cienccuidsaude.v11i3.14967. Ciência, Cuidado E Saúde, 11(3), 445-453. https://doi.org/10.4025/ciencuidsaude.v11i3.14967
Seção
Artigos originais