<b>Trabalho em equipe de enfermagem em unidade de urgência e emergência na perspectiva de Kurt Lewin</b> - doi: 10.4025/cienccuidsaude.v11i3.16609

  • Ana Paula Silva Enfermeira do Setor de Urgência e Emergência do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás (HC/UFG)
  • Denize Bouttelet Munari Professora Titular da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Goiás (FEN/UFG)
  • Virginia Visconde Brasil Professora Adjunto da FEN/UFG
  • Lucieli Dias Pedreschi Chaves Professora Adjunto do Departamento de Enfermagem Geral e Especializada da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo.
  • Ana Lucia Queiroz Bezerra Professora Adjunto da FEN/UFG
  • Luana Cássia Miranda Ribeiro Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Enfermagem da FEN/UFG.
Palavras-chave: Equipe de Enfermagem, Serviços Médicos de Emergência, Enfermagem em Emergência.

Resumo

O presente estudo é transversal descritivo e teve como objetivo analisar forças impulsoras e restritivas de trabalho de uma equipe de enfermagem de uma unidade de urgência e emergência de um hospital de ensino de Goiânia/GO. Os dados foram coletados em 2008, junto a 44 profissionais da equipe de enfermagem atuantes em unidades de urgência e emergência, por meio de um questionário autoaplicável construído a partir da Teoria de Campo de Kurt Lewin, focalizando dimensões predefinidas que avaliam envolvimento das pessoas (Eu), interação da equipe (Outro) e ambiente de trabalho (Ambiente). Os dados foram submetidos à análise de conteúdo da modalidade temática. Os resultados mostraram predominância de forças restritivas, que representaram 58,5% do total das respostas, destacando-se as relativas à dimensão  Ambiente. Na dimensão Eu as forças impulsoras foram mais frequentes (41,0%), e na dimensão Outro houve equilíbrio entre as polaridades. O delineamento do campo de forças permitiu uma visão objetiva e concreta das limitações e potenciais da equipe estudada, indicando caminhos para promover mudanças.


Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2013-03-28
Como Citar
Silva, A. P., Munari, D. B., Brasil, V. V., Chaves, L. D. P., Bezerra, A. L. Q., & Ribeiro, L. C. M. (2013). <b>Trabalho em equipe de enfermagem em unidade de urgência e emergência na perspectiva de Kurt Lewin</b&gt; - doi: 10.4025/cienccuidsaude.v11i3.16609. Ciência, Cuidado E Saúde, 11(3), 549-556. https://doi.org/10.4025/ciencuidsaude.v11i3.16609
Seção
Artigos originais