<b>O olhar do aluno habitando um currículo integrado de enfermagem: uma análise existencial</b> - doi: 10.4025/cienccuidsaude.v11i5.17057

  • Mara Lúcia Garanhani UEL
  • Elizabeth Ranier Martins do Valle EERP/USP
Palavras-chave: Educação em Enfermagem, Currículo, Pesquisa Qualitativa.

Resumo

Esta pesquisa buscou revelar a experiência vivida por alunos da primeira turma do Currículo Integrado no Curso de Enfermagem da Universidade Estadual de Londrina. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, orientada pela fenomenologia existencial-hermenêutica de Heidegger em que foram entrevistados dez alunos da primeira turma. Os resultados mostraram que os alunos sentiram-se inseguros, com medo e colocavam-se como cobaias. Enfrentaram os jogos competitivos no confronto das verdades e na busca de reconhecimento externo. Lutaram por maior número de livros na biblioteca, pelos campos de estágio e tentaram encontrar a sua identidade diante de um novo jeito de estar na sala de aula. Revelaram suas opiniões, lidando com o temor de falar e ser avaliados, utilizando novos instrumentos e ganhando confiança em si próprios por meio da ocupação de novos espaços existenciais. O sentido de ser aprendiz mostrou-se uma construção constante, que se inicia no momento da opção do vestibular e não se fecha mais.

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Publicado
2012-05-30
Como Citar
Garanhani, M. L., & Valle, E. R. M. do. (2012). <b>O olhar do aluno habitando um currículo integrado de enfermagem: uma análise existencial</b&gt; - doi: 10.4025/cienccuidsaude.v11i5.17057. Ciência, Cuidado E Saúde, 11(5), 087-094. https://doi.org/10.4025/ciencuidsaude.v11i5.17057
Seção
Artigos originais