<b>O desenvolvimento de competências no curso de graduação em enfermagem: percepção de egressos</b> - doi: 10.4025/cienccuidsaude.v11i5.17082

  • Sarah Nancy Deggau Hegeto de Souza UEL
  • Ana Maria Kazue Miyadahira EE/USP
Palavras-chave: Educação em Enfermagem, Currículo, Estudantes de Enfermagem, Competência Profissional, Prática Profissional.

Resumo

O objetivo do estudo foi analisar a percepção dos egressos do Curso de Enfermagem da Universidade Estadual de Londrina-PR, formados no currículo tradicional, quanto à contribuição do Curso para o desenvolvimento de competências necessárias à prática profissional. É um estudo descritivo de abordagem quantitativa. Enviou-se um questionário, pelo correio, para 88 egressos e 55 foram devolvidos, no período de janeiro a março de 2000. Os dados foram analisados estatisticamente no programa SPSS e apresentados em forma de tabelas e figuras.  Os egressos atribuíram grande contribuição ao desenvolvimento de dez das 13 competências listadas e as maiores contribuições foram para atuar, utilizando-se Processo de Enfermagem; atuar, respeitando-se princípios éticos e legais da profissão; e atuar na assistência de Enfermagem. As menores contribuições foram atribuídas para atuar no ensino da Enfermagem; realizar pesquisa científica; e participar de entidades de classe. Concluiu-se que, na opinião dos egressos, o Curso teve grande contribuição para o desenvolvimento de diversas competências necessárias à prática profissional. O estudo apresentou importantes subsídios para a implantação do currículo integrado no Curso de Enfermagem nessa instituição.

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Publicado
2012-05-30
Como Citar
Souza, S. N. D. H. de, & Miyadahira, A. M. K. (2012). <b>O desenvolvimento de competências no curso de graduação em enfermagem: percepção de egressos</b&gt; - doi: 10.4025/cienccuidsaude.v11i5.17082. Ciência, Cuidado E Saúde, 11(5), 243-250. https://doi.org/10.4025/ciencuidsaude.v11i5.17082
Seção
Artigos originais