<b>Relação de parasitoses intestinais com as condições de saneamento básico</b> DOI: 10.4025/cienccuidsaude.v13i2.18371

  • Maria Assunta Busato Bióloga. Doutora. Docente do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Universidade Comunitária da Região de Chapecó - Unochapecó.
  • Marinez Amabile Antoniolli Farmacêutica. Mestre. Docente da Unochapecó.
  • Carla Rosane Paz Arruda Teo Nutricionista. Doutora. Docente do Programa de Pós-Graduação da Unochapecó.
  • Lucimare Ferraz Enfermeira. Doutora. Docente do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Unochapecó.
  • Gianfranco Poli Médico. Unochapecó.
  • Paulo Tonini Médico. Unochapecó.
Palavras-chave: Doenças parasitárias, Saneamento básico, Sistema Único de Saúde.

Resumo

As parasitoses afetam indivíduos em diversas faixas etárias, sendo fatores determinantes para a sua instalação as condições do hospedeiro e as características do parasito e do ambiente. O objetivo do estudo foi relacionar a prevalência de parasitoses intestinais em usuários do Sistema Único de Saúde e as condições de saneamento. Foram analisados 1004 exames parasitológicos de fezes realizados no Laboratório Municipal de Análises Clínicas e Ambientais. Os dados relativos ao saneamento básico foram obtidos do Sistema de Informação da Atenção Básica. A análise quantitativa foi realizada com os programas Excel e Statistical Package for the Social Sciences. A prevalência de parasitoses encontrada foi de 12,5%, com 10,3% de poliparasitismo e o maior risco de contaminação aos 7,5 anos de idade. Entamoeba coli (28,4%), Endolimax nana (24,8%) e Giardia lamblia (18,9%) foram os mais frequentes. Os Centros de Saúde da Família, com menor prevalência e menor risco de parasitoses, também possuem as melhores condições de saneamento. A positividade de parasitoses atingiu todas as faixas etárias, sendo que a idade de 7,5 anos é a que sofre o maior risco de contaminação por algum parasita. Na região do estudo, as condições de saneamento básico evidenciam a relação com a presença de parasitoses.   

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2014-05-08
Como Citar
Busato, M. A., Antoniolli, M. A., Teo, C. R. P. A., Ferraz, L., Poli, G., & Tonini, P. (2014). <b>Relação de parasitoses intestinais com as condições de saneamento básico</b&gt; DOI: 10.4025/cienccuidsaude.v13i2.18371. Ciência, Cuidado E Saúde, 13(2), 357 - 363. https://doi.org/10.4025/ciencuidsaude.v13i2.18371
Seção
Artigos originais