<b>Vivências da criança com HIV/Aids</b> doi: 10.4025/cienccuidsaude.v11i4.19481
Resumo
A criança que vive com HIV/AIDS apresenta características clínicas de cronicidade aliado à experiências marcadas por muitas significações, estigmas e preconceitos. Este artigo trata da compreensão das vivências de crianças que vivem com HIV/ AIDS a partir de uma pesquisa qualitativa com a utilização do Método Criativo e Sensível. Essa pesquisa foi realizada em Porto Alegre/RS entre julho de 2010 e junho de 2011, com 60 crianças em idade escolar e teve aprovação dos Comitês de Ética em Pesquisa. A coleta das informações ocorreu mediante dinâmicas de criatividade e sensibilidade submetidas à análise temática, da qual emergiram três temas: Preconceito; Modos de ser de crianças que vivem com HIV/AIDS; e Perspectiva de futuro. Faz-se necessário que uma equipe multiprofissional acompanhe essa população a fim de realizar um cuidado mais qualificado, no sentido de minimizar as atitudes de preconceito que afetam diretamente o tratamento e valorizar o brincar, as crenças e desejos das crianças como modos de ser que influenciam o seu crescimento e desenvolvimento pleno.