<b>O cuidado à saúde com o uso de plantas medicinais: uma perspectiva cultural</b> DOI: 10.4025/cienccuidsaude.v13i2.20703

  • Manuelle Arias Piriz Enfermeira. Doutoranda pelo Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas - UFPel. Membro do Núcleo de Pesquisa em Saúde Rural e Sustentabilidade.
  • Teila Ceolin Doutoranda na UFPel. Professora Assistente da UFPel.
  • Marjoriê da Costa Mendieta Enfermeira. Mestranda em Enfermagem na UFPel. Membro do Núcleo de Pesquisa em Saúde Rural e Sustentabilidade.
  • Marcos Klering Mesquita . Bolsista de Apoio Técnico em Extensão no país, nível 1A (CNPq).
  • Crislaine Alves Barcellos de Lima Bióloga. Doutora em Fitossanidade. Bolsista do Programa Nacional de Pós-doutorado pela UFPel.
  • Rita Maria Heck Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora Associada da UFPel. Coordenadora do Núcleo de Pesquisa em Saúde Rural e Sustentabilidade.
Palavras-chave: Plantas medicinais, Cultura, Saúde pública, Saúde da população rural.

Resumo

Considerando a característica cultural dos cuidados em saúde, o presente estudo teve por objetivo conhecer o cuidado à saúde com o uso de plantas medicinais por famílias rurais. A metodologia foi de abordagem qualitativa, descritiva e exploratória. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas e observação sistemática, construção do genograma e ecomapa das famílias e fotografia das plantas medicinais citadas. Os sujeitos foram indicados a partir de uma Equipe de Saúde da Família rural como pessoas conhecedoras de plantas medicinais. Foram abordadas três famílias de agricultoras nos meses de julho a setembro de 2011. Os dados foram analisados e organizados em temáticas. Como resultados, observou-se a utilização de plantas medicinais nos cuidados familiares e a influência cultural nas percepções de saúde e doença referidas pelas agricultoras. A preocupação com a perda de conhecimento entre as gerações mais novas da família e o desejo dos informantes em valorizar as plantas como parte de cuidado em saúde no ambiente rural. O estudo reforça a importância de ampliar as pesquisas do cuidado em saúde rural e um olhar sobre a utilização de plantas medicinais na perspectiva de garantir uma assistência integral e acolhedora a estas comunidades por parte dos profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS). 

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2014-05-08
Como Citar
Piriz, M. A., Ceolin, T., Mendieta, M. da C., Mesquita, M. K., Lima, C. A. B. de, & Heck, R. M. (2014). <b>O cuidado à saúde com o uso de plantas medicinais: uma perspectiva cultural</b&gt; DOI: 10.4025/cienccuidsaude.v13i2.20703. Ciência, Cuidado E Saúde, 13(2), 309 - 317. https://doi.org/10.4025/ciencuidsaude.v13i2.20703
Seção
Artigos originais