<b>Integralidade no ensino da saúde da criança na graduação em enfermagem: análise de planos de ensino</b> doi: 10.4025/cienccuidsaude.v11i4.21662
Resumo
O estudo consiste de uma pesquisa documental que analisou a incorporação do princípio da integralidade em planos de ensino de cursos de graduação em enfermagem. Envolveu oito instituições públicas de ensino das regiões Sudeste e Nordeste do Brasil. Os dados foram coletados dos planos de ensino analisados à luz do referencial da integralidade. A maioria dos cursos desenvolvia o ensino sob a égide do currículo mínimo. Os conteúdos de saúde da criança eram ofertados entre o 4º e 6º semestres, em disciplinas de saúde da criança e saúde da mulher e tinham como base as políticas e programas de atenção à saúde da criança. Constatou-se ampla variação de cargas horárias teóricas e práticas. Aulas expositivas e atividades teórico-práticas na atenção básica, hospitalar, em creches e domicílios destacaram-se como estratégias de ensino. Conclui-se que o ensino da saúde da criança incorpora o princípio da integralidade na formação dos enfermeiros, nos aspectos propostos nos planos de ensino.