<b>Autoatenção em saúde e o uso de plantas medicinais no contexto familiar de escolares/Health self-care and the use of medicinal plants in the family context of students<b>

  • Marjoriê da Costa Mendieta Universidade Federal de Pelotas (UFPel)
  • Rita Maria Heck Universidade Federal de Pelotas (UFPel)
  • Manuelle Arias Piriz Universidade Federal de Pelotas (UFPel)
  • Andrieli Daiane Zdanski de Souza Universidade Federal de Pelotas (UFPel)
  • Silvana Ceolin Universidade Federal de Pelotas (UFPel)
Palavras-chave: Família. Relações familiares. Atenção à saúde. Cultura. Saúde escolar.

Resumo

Objetivou-se conhecer ações de autoatenção em saúde adotadas no contexto familiar de escolares, do meio urbano e rural e a sua relação com as plantas medicinais. Consistiu em uma pesquisa qualitativa exploratória, fundamentada no referencial de Autoatenção. Os dados foram coletados entre janeiro e julho de 2014, por meio de entrevista semiestruturada gravada no domicílio dos familiares de escolares. A análise foi realizada por meio da Proposta Operativa, emergindo os temas: O cuidado com a saúde em ações de autoatenção amplas e Cuidados na prevenção da doença em ações de autoatenção restritas. Os resultados apontam a constante articulação entre as formas de autoatenção ampla e restrita, no meio urbano e rural, incluindo as plantas medicinais, a automedicação, a vigilância de sintomas e consultas em unidades de saúde. Essa interlocução constante reafirma que a autoatenção inclui diversos cuidados interligados, sem excluir nenhum tipo, demonstrando que a população não nega uma por utilizar a outra e, sim, articula constantemente as práticas. No entanto, os profissionais da saúde não estão atuando de maneira articulada, o que é percebido pela população. Isso sugere a necessidade destes profissionais considerarem as práticas culturais de cuidado, promovendo a saúde de forma integral e articulada.

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Biografia do Autor

Marjoriê da Costa Mendieta, Universidade Federal de Pelotas (UFPel)
Mestre em Enfermagem. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação (PPG) da Faculdade de Enfermagem (FEn) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil
Rita Maria Heck, Universidade Federal de Pelotas (UFPel)
Doutora em Enfermagem. Professora titular do PPG da FEn/UFPel. Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil.
Manuelle Arias Piriz, Universidade Federal de Pelotas (UFPel)
Mestre em Enfermagem. Doutoranda PPG da FEn/UFPel. Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil
Andrieli Daiane Zdanski de Souza, Universidade Federal de Pelotas (UFPel)
Mestre em Enfermagem. Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil
Silvana Ceolin, Universidade Federal de Pelotas (UFPel)
Doutora em Enfermagem. Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil
Publicado
2017-10-16
Como Citar
Mendieta, M. da C., Heck, R. M., Piriz, M. A., de Souza, A. D. Z., & Ceolin, S. (2017). <b>Autoatenção em saúde e o uso de plantas medicinais no contexto familiar de escolares/Health self-care and the use of medicinal plants in the family context of students<b&gt;. Ciência, Cuidado E Saúde, 16(2). https://doi.org/10.4025/ciencuidsaude.v16i2.38143
Seção
Artigos originais