<b>Contribuições do pré-natal para o autocuidado de mulheres assistidas por equipes de saúde da família / Contributes of pre-natal to self-care of women assisted by family health teams<b>

  • Sabrina Quézia Costa Magalhães
  • Lislaine Aparecida Fracolli
  • Lucíola D’Emery Siqueira
  • Anna Maria Chiesa
  • Kesley de Oliveira Reticena
Palavras-chave: Saúde da Família. Gestantes. Autocuidado. Enfermagem.

Resumo

A gravidez é uma fase que traz modificações físicas, psicológicas e sociais para a mulher e sua família Compreender o processo do autocuidado e como promovê-lo, repercutirá na saúde da mulher e nos cuidados à criança. Assim, objetivou-se analisar a contribuição do projeto “Nossas Crianças: Janelas de Oportunidades” no autocuidado da mulher assistida por equipes de saúde da família durante o pré-natal. Trata-se de estudo exploratório, descritivo, com abordagem quanti-qualitativa, realizado com 65 gestantes do município de São Paulo. Realizou-se entrevistas semiestruturadas, de dezembro de 2015 a fevereiro de 2016. As entrevistas foram digitadas em banco de dados e analisadas conforme o material do projeto, sendo agrupadas nas categorias: apoio no pré-natal e parto; família e rede social; e ambiente intrauterino adequado. As gestantes evitaram a automedicação, o consumo de álcool e reduziram o consumo do tabaco, porém tiveram pouca orientação quanto aos sinais de risco da gravidez e não foram estimuladas a envolverem um acompanhante nas consultas de pré-natal. Conclui-se que, os conceitos de cuidado do projeto estão presentes nas orientações oferecidas pelas equipes de saúde e vêm sendo incorporados pelas gestantes como atividades de autocuidado, contudo algumas ações não foram amplamente implementadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sabrina Quézia Costa Magalhães
Graduanda em Enfermagem. Universidade de São Paulo. São Paulo, SP, Brasil.
Lislaine Aparecida Fracolli
Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Departamento de Enfermagem em Saúde Coletiva da Universidade de São Paulo. São Paulo, SP, Brasil.
Lucíola D’Emery Siqueira
Enfermeira. Doutoranda em enfermagem. Universidade de São Paulo. São Paulo, SP, Brasil.
Anna Maria Chiesa
Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Departamento de Enfermagem em Saúde Coletiva da Universidade de São Paulo. São Paulo, SP, Brasil.
Kesley de Oliveira Reticena
Enfermeira. Doutoranda em enfermagem. Universidade de São Paulo. São Paulo, SP, Brasil.
Publicado
2018-07-12
Como Citar
Magalhães, S. Q. C., Fracolli, L. A., Siqueira, L. D., Chiesa, A. M., & Reticena, K. de O. (2018). <b>Contribuições do pré-natal para o autocuidado de mulheres assistidas por equipes de saúde da família / Contributes of pre-natal to self-care of women assisted by family health teams<b&gt;. Ciência, Cuidado E Saúde, 17(2). https://doi.org/10.4025/ciencuidsaude.v17i2.39994
Seção
Artigos originais