<b>Percepções da família acerca do cuidado ao homem com alguma condição crônica/ Family perceptions about care for men with chronic conditions<b>

  • Guilherme Oliveira de Arruda
  • Luzia Borges Leal
  • Hellen Emilia Peruzzo
  • Evelin Matilde Arcain Nass
  • Pamela dos Reis
  • Sonia Silva Marcon
Palavras-chave: Saúde do homem. Família. Doença crônica.

Resumo

O objetivo deste estudo foi conhecer as percepções da família acerca do cuidado a homens com condições crônicas e dependentes de cuidados domiciliares. Estudo de natureza qualitativa, realizado junto a 17 familiares de homens em adoecimento crônico, que adotou os referenciais do Cuidado Centrado na Família e Gênero. Os dados foram coletados em 2014, por meio de entrevistas abertas, realizadas nos domicílios dos familiares, e submetidos à Análise de Conteúdo, modalidade temática. Os resultados mostram que a maior parte dos familiares cuidadores era do sexo feminino, tinha idade entre 49 e 83 anos e também apresentava alguma condição crônica. Os homens cuidados tinham, em sua maioria, hipertensão arterial, diabetes mellitus e conseqüências de acidente vascular cerebral. Os cuidados referidos foram desde o auxílio no banho até o manejo de dispositivos mais complexos — traqueostomia e gastrotomia. Os familiares apontaram diferentes motivos comportamentais pelos quais, acreditam eles, os homens adoeceram;  relataram que realizavam os cuidados necessários, embora  os homens manifestassem resistência em recebê-los. Conclui-se ser importante considerar diferenças de gênero em relação ao adoecimento crônico e à dependência de cuidado familiar no domicílio, como subsídio para fundamentar o planejamento e a prestação de um cuidado centrado nas necessidades do homem e sua família.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Guilherme Oliveira de Arruda
Enfermeiro da Secretaria Municipal de Saúde de Maringá. Doutorando em Enfermagem na Universidade Estadual de Maringá (UEM). Membro do Núcleo de Estudos, Pesquisa, Assistência e Apoio à Família (NEPAAF). Maringá – PR.
Luzia Borges Leal
Acadêmica de Enfermagem na UEM. Membro do NEPAAF. Maringá – PR.
Hellen Emilia Peruzzo
Enfermeira. Doutoranda em Enfermagem na UEM. Bolsista Capes. Membro do NEPAAF. Maringá – PR
Evelin Matilde Arcain Nass
Enfermeira. Doutoranda em Enfermagem na UEM. Bolsista Capes. Membro do NEPAAF. Maringá – PR.
Pamela dos Reis
Enfermeira. Doutoranda em Enfermagem na UEM. Bolsista Capes. Membro do NEPAAF. Maringá – PR.
Sonia Silva Marcon
Enfermeira. Doutora em Filosofia da Enfermagem. Professora da Graduação e Pós-graduação em Enfermagem na UEM. Coordenadora do NEPAAF. Maringá – PR.
Publicado
2018-07-25
Como Citar
Arruda, G. O. de, Leal, L. B., Peruzzo, H. E., Nass, E. M. A., Reis, P. dos, & Marcon, S. S. (2018). <b>Percepções da família acerca do cuidado ao homem com alguma condição crônica/ Family perceptions about care for men with chronic conditions<b&gt;. Ciência, Cuidado E Saúde, 17(1). https://doi.org/10.4025/ciencuidsaude.v17i1.43845
Seção
Artigos originais