<b>Percepções da família acerca do cuidado ao homem com alguma condição crônica/ Family perceptions about care for men with chronic conditions<b>

  • Guilherme Oliveira de Arruda
  • Luzia Borges Leal
  • Hellen Emilia Peruzzo
  • Evelin Matilde Arcain Nass
  • Pamela dos Reis
  • Sonia Silva Marcon

Resumen

O objetivo deste estudo foi conhecer as percepções da família acerca do cuidado a homens com condições crônicas e dependentes de cuidados domiciliares. Estudo de natureza qualitativa, realizado junto a 17 familiares de homens em adoecimento crônico, que adotou os referenciais do Cuidado Centrado na Família e Gênero. Os dados foram coletados em 2014, por meio de entrevistas abertas, realizadas nos domicílios dos familiares, e submetidos à Análise de Conteúdo, modalidade temática. Os resultados mostram que a maior parte dos familiares cuidadores era do sexo feminino, tinha idade entre 49 e 83 anos e também apresentava alguma condição crônica. Os homens cuidados tinham, em sua maioria, hipertensão arterial, diabetes mellitus e conseqüências de acidente vascular cerebral. Os cuidados referidos foram desde o auxílio no banho até o manejo de dispositivos mais complexos — traqueostomia e gastrotomia. Os familiares apontaram diferentes motivos comportamentais pelos quais, acreditam eles, os homens adoeceram;  relataram que realizavam os cuidados necessários, embora  os homens manifestassem resistência em recebê-los. Conclui-se ser importante considerar diferenças de gênero em relação ao adoecimento crônico e à dependência de cuidado familiar no domicílio, como subsídio para fundamentar o planejamento e a prestação de um cuidado centrado nas necessidades do homem e sua família.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Biografía del autor/a

Guilherme Oliveira de Arruda
Enfermeiro da Secretaria Municipal de Saúde de Maringá. Doutorando em Enfermagem na Universidade Estadual de Maringá (UEM). Membro do Núcleo de Estudos, Pesquisa, Assistência e Apoio à Família (NEPAAF). Maringá – PR.
Luzia Borges Leal
Acadêmica de Enfermagem na UEM. Membro do NEPAAF. Maringá – PR.
Hellen Emilia Peruzzo
Enfermeira. Doutoranda em Enfermagem na UEM. Bolsista Capes. Membro do NEPAAF. Maringá – PR
Evelin Matilde Arcain Nass
Enfermeira. Doutoranda em Enfermagem na UEM. Bolsista Capes. Membro do NEPAAF. Maringá – PR.
Pamela dos Reis
Enfermeira. Doutoranda em Enfermagem na UEM. Bolsista Capes. Membro do NEPAAF. Maringá – PR.
Sonia Silva Marcon
Enfermeira. Doutora em Filosofia da Enfermagem. Professora da Graduação e Pós-graduação em Enfermagem na UEM. Coordenadora do NEPAAF. Maringá – PR.
Publicado
2018-07-25
Cómo citar
Arruda, G. O. de, Leal, L. B., Peruzzo, H. E., Nass, E. M. A., Reis, P. dos, & Marcon, S. S. (2018). <b>Percepções da família acerca do cuidado ao homem com alguma condição crônica/ Family perceptions about care for men with chronic conditions<b&gt;. Ciência, Cuidado E Saúde, 17(1). https://doi.org/10.4025/ciencuidsaude.v17i1.43845
Sección
Articulo originale