<b>O modelo de educação de laboratório como estratégia de ensino na formação do enfermeiro: percepção dos egressos</b> - DOI: 10.4025/cienccuidsaude.v7i1.4911

  • Denise Bouttelet Munari UFG
  • Bárbara Souza Rocha UFG
  • Claci Fátima Weirich UFG
  • Marcelo Medeiros UFG
  • Ana Lucia Queiroz Bezerra UFG
  • Maria Alves Barbosa UFG
Palavras-chave: Educação em Enfermagem, Estudantes de Enfermagem, Equipe de Enfermagem.

Resumo

O trabalho se constitui de uma pesquisa realizada com o objetivo de verificar como egressos do curso de graduação em enfermagem da Universidade Federal de Goiás utilizam o conhecimento gerado pelo modelo de educação de laboratório. A pesquisa, descritiva de abordagem qualitativa, foi realizada com 20 egressos do referido curso, com a utilização de entrevistas semi-estruturadas, que foram submetidas a análise temática de conteúdo. Os dados geraram duas categorias, as quais revelaram que o modelo se constitui como proposta para o fortalecimento pessoal e a compreensão do trabalho coletivo, o que mostra a importância atribuída ao aprendizado numa visão contextualizada para entender a complexidade do trabalho em saúde. Isso sugere que o modelo atende ao propósito de fortalecer a formação pessoal do enfermeiro para ações mais assertivas no contexto de trabalho em saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Denise Bouttelet Munari, UFG
praduada em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade de São Paulo (1983), mestrado em Enfermagem Psiquiátrica pela Universidade de São Paulo (1989) e doutorado em Enfermagem pela Universidade de São Paulo (1995). É consultora em Gestão e Coordenação de Grupos formada pela Sociedade Brasileira de Psicoterapia, Dinâmica de Grupo e Psicodrama (SOBRAP/Goiás). Atualmente é professora Titular da Universidade Federal de Goiás. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem Psiquiátrica, atuando principalmente nos seguintes temas: enfermagem, enfermagem psiquiátrica, saúde mental, educação em enfermagem, assistência de enfermagem, dinâmica do relacionamento humano, relações interpessoais no contexto da saúde e atividade grupal como recurso de assistência, ensino e pesquisa. Curriculo Lattes
Publicado
2008-09-08
Como Citar
Munari, D. B., Rocha, B. S., Weirich, C. F., Medeiros, M., Bezerra, A. L. Q., & Barbosa, M. A. (2008). <b>O modelo de educação de laboratório como estratégia de ensino na formação do enfermeiro: percepção dos egressos</b&gt; - DOI: 10.4025/cienccuidsaude.v7i1.4911. Ciência, Cuidado E Saúde, 7(1), 089-097. https://doi.org/10.4025/ciencuidsaude.v7i1.4911
Seção
Artigos originais