Efeitos dos programas educativos no controle da dor pós-operatória

  • Maria Fernanda Vita Pedrosa USP
  • Cibele Andrucioli de Mattos Pimenta USP
  • Diná Almeida Lopes Monteiro Cruz USP
Palavras-chave: Dor pós-operatória, Educação, Ensaio clínico.

Resumo

Analisaram-se os efeitos de programas educativos na dor pós-operatória. A revisão bibliográfica foi realizada nas bases Medline, Ovid, Lilacs e Dedalus. A busca foi feita entre 1995 e 2005 e os descritores utilizados foram postoperative pain and education program, pain and education, pain and education program, educative and pain, postoperative and education, information and postoperative pain, dor and pós-operatório, dor and educação e dor and informação. Foram analisados 12 ensaios clínicos escritos em inglês, espanhol e português. A duração dos programas educativos variou entre 12 minutos e 24 horas e a maioria foi desenvolvida por equipe multidisciplinar. O conteúdo dos programas foi referente a dor e tratamento da dor e as estratégias de ensino incluíram aulas, folhetos, vídeos e website. As variáveis-desfechos diferiram nos estudos. Observou-se melhora da intensidade da dor (em 7 dos 11 estudos), da ansiedade (3/5), das atividades de vida diária (2/2), do sono (1/2), do estresse (1/1) e nos registros de enfermagem (1/1); houve redução do consumo de opióides (3/4) e do medo de opióides (1/1). Os programas educativos melhoraram a dor do pós-operatório, exceto no tempo de internação, percepção de bem-estar e alteração do humor

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Biografia do Autor

Cibele Andrucioli de Mattos Pimenta, USP
CIBELE ANDRUCIOLI DE MATTOS PIMENTA CONCLUIU O DOUTORADO EM ENFERMAGEM PELA UNIVERSIDADE DE SAO PAULO EM 1995. É PROFESSORA TITULAR DO DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM MEDICO-CIRURGICA DA ESCOLA DE ENFERMAGEM DA UNIVERSIDADE DE SAO PAULO (EE-USP). DESDE 2000 É MEMBRO DA DIRETORIA DA INTERNATIONAL SOCIETY OF NURSES IN CANCER CARE (ISNCC), REPRESENTANDO A AMÉRICA LATINA E PARTICIPANDO DE DIVERSOS COMITÊS. FOI COORDENADORA DO PROGRAMA DE POS-GRADUACAO EM ENFERMAGEM NA SAUDE DO ADULTO (PROESA) DA EE-USP, PRESIDENTE DA COMISSAO DE POS-GRADUACAO DA EE-USP E ATUALMENTE É CHEFE DO DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM MÉDICO-CIRÚRGICA DA EEUSP. É CONSULTORA AD-HOC DA FAPESP, CNPQ, CAPES E DE DIVERSOS PERIODICOS NA AREA DE SAUDE. PUBLICOU DIVERSOS ARTIGOS EM PERIODICOS ESPECIALIZADOS, LIVROS, CAPITULOS DE LIVRO E TRABALHOS EM ANAIS DE EVENTOS, NACIONAIS E INTERNACIONAIS. FOI RESPONSAVEL PELA ORGANIZACAO DE ANAIS DE CONGRESSO E PARTICIPOU DE DIVERSOS EVENTOS NO EXTERIOR E NO BRASIL. ORIENTOU DISSERTACOES DE MESTRADO E TESES DE DOUTORADO, ALEM DE DIVERSOS TRABALHOS DE INICIACAO CIENTIFICA. RECEBEU PREMIOS E/OU HOMENAGENS E DIVERSOS FINANCIAMENTOS PARA PESQUISAS. DESENVOLVE ESTUDOS SOBRE AVALIAÇÃO E CONTROLE DA DOR AGUDA E CRÔNICA, CONTROLE DE SINTOMAS COMO FADIGA, ALTERAÇÃO COGNITIVA, CUIDADOS PALIATIVOS, CRENCAS E DOR CRÔNICA, TEORIA COMPORTAMENTAL COGNITIVA E PRATICA BASEADA EM EVIDENCIA, NA ÁREA DE ENFERMAGEM MEDICO-CIRURGICA. Currículo Lattes
Publicado
2008-09-09
Como Citar
Pedrosa, M. F. V., Pimenta, C. A. de M., & Cruz, D. A. L. M. (2008). Efeitos dos programas educativos no controle da dor pós-operatória. Ciência, Cuidado E Saúde, 6(1), 21. https://doi.org/10.4025/ciencuidsaude.v6i1.4961
Seção
Artigos originais