<b>Representações sociais de educadoras infantis sobre o cuidar e o educar: a interface com a saúde</b> - DOI: 10.4025/cienccuidsaude.v7i2.5001
Palavras-chave:
Cuidado Infantil, Educação Infantil, Promoção da Saúde, Enfermagem, Pesquisa Qualitativa.
Resumo
Objetivou-se apreender as representações sociais de educadoras infantis sobre o processo de cuidar-educar, buscando identificar as relações que elas estabelecem com a saúde. Seguindo a abordagem qualitativa de pesquisa, foram realizadas entrevistas semi-estruturadas em uma instituição de Educação Infantil. Os depoimentos foram sistematizados segundo o método do Discurso do Sujeito Coletivo. As educadoras representaram o cuidar e o educar como próprios e indissociáveis, identificando oportunidades para prevenção de doenças, detecção precoce de alterações e desenvolvimento de alguns aspectos da promoção da saúde. A participação de profissionais da saúde e de familiares nas ações desenvolvidas nesta instituição revelou-se restrita, sendo o cuidado/educação profissional representado como superior ao familiar. Espera-se, com o presente estudo, subsidiar movimento crítico-pedagógico para fortalecer as potencialidades e viabilizar a superação dos limites constatados, com a inclusão de ações de promoção da saúde permanentes, interdisciplinares e intersetoriais, além da efetiva participação familiar neste processo.Downloads
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Publicado
2008-09-11
Como Citar
Tonete, V. L. P., & Parada, C. M. G. L. (2008). <b>Representações sociais de educadoras infantis sobre o cuidar e o educar: a interface com a saúde</b> - DOI: 10.4025/cienccuidsaude.v7i2.5001. Ciência, Cuidado E Saúde, 7(2), 199-206. https://doi.org/10.4025/ciencuidsaude.v7i2.5001
Edição
Seção
Artigos originais