<b>Uma interação enfermeiro-cliente aplicando princípios do relacionamento não diretivo</b> - DOI: 10.4025/cienccuidsaude.v7i2.5013
Palavras-chave:
Enfermagem Psiquiátrica, Comunicação, Humanização da Assistência, Relações Interpessoais
Resumo
O presente relato exemplifica uma interação centrada no cliente, realizada no Centro de Atenção Psicossocial de Ribeirão Preto/SP. É parte das atividades desenvolvidas na disciplina de pós-graduação “Relacionamento Interpessoal em Enfermagem”, na Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto/USP; desenvolvida no período de março a junho de 2006. A interação ocorreu por meio de uma entrevista utilizando a técnica não diretiva, na qual o enfermeiro buscou compreender o cliente, estimulando-o a falar sobre suas preocupações e anseios e concentrando-se na pessoa, e não em seu problema. Algumas falas se perderam, parecendo desconexas, mas o enfermeiro buscou esclarecer as idéias expostas e criar condições favoráveis para que o cliente alcançasse o significado de sua doença para si mesmo. O centro da interação foi o cliente e tudo o que ele considerou significativo. O enfermeiro foi o veículo da ajuda. A “não-diretividade” é uma abordagem complexa, sendo terapêutica sempre que o cliente expõe seus sentimentos e o enfermeiro pode compreendê-lo e ajudá-lo de acordo com suas necessidades.Downloads
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Publicado
2008-09-11
Como Citar
Chaves, Érika C. L., Furegato, A. R. F., Scatena, M. C. M., & Carvalho, E. C. (2008). <b>Uma interação enfermeiro-cliente aplicando princípios do relacionamento não diretivo</b> - DOI: 10.4025/cienccuidsaude.v7i2.5013. Ciência, Cuidado E Saúde, 7(2), 248-255. https://doi.org/10.4025/ciencuidsaude.v7i2.5013
Edição
Seção
Artigos de reflexão