Percepções de residentes em urgência e emergência sobre sua formação: desafios para a aprendizagem

Palavras-chave: Internato não médico, Equipe de assistência ao paciente, Emergências, Especialização, Práticas Interdisciplinares

Resumo

Objetivo: identificar a percepção de profissionais integrantes de um Programa de Residência Multiprofissional em Urgência e Emergência acerca de sua formação. Método: estudo descritivo, exploratório, qualitativo, desenvolvido com residentes do segundo ano de um programa de residência multiprofissional. A coleta de dados ocorreu entre junho a agosto de 2018, por meio de entrevista individual e semiestruturada. Para processamento dos dados utilizou-se o software IRAMUTEQ®, e a análise ancorou-sena modalidade temática. Resultados: participaram 11 residentes, entre enfermeiros, farmacêuticos e psicólogos. Da convergência entre a organização dos dados e da análise emergiram duas categorias: Contribuições da residência para o desenvolvimento profissional; Desarticulação entre o eixo transversal e o específico. Considerações Finais: a residência proporcionou aos participantes experiências de aprendizado teórico-prático, compartilhamento de conhecimentos e saberes, por meio de discussões de casos clínicos por equipe multiprofissional. Entretanto, notou-se intensa insatisfação com a organização do programa e o processo de trabalho, devido à escassez de aporte teórico dos docentes e preceptores, e também sua dificuldade para articular as atividades assistenciais e educacionais de forma multi e interdisciplinar, além da sobrecarga de trabalho com consequente desvio de suas atividades.

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Biografia do Autor

Geisiane Aparecida Artico, Hospital Universitário de Maringá/HUM

Enfermeira. Especialista em Urgência e Emergência, Hospital Universitário de Maringá/HUM. Maringá, PR, Brasil.

Maria Tereza Soares Rezende Lopes, Centro Universitário de Maringá/UNICESUMAR

Enfermeira. Mestre em Enfermagem, Centro Universitário de Maringá/UNICESUMAR. Maringá, PR, Brasil.

Malenna Beattriz Santos Ferreira de Omena, Hospital Universitário de Maringá/HUM

Enfermeira. Especialista em Urgência e Emergência, Hospital Universitário de Maringá/HUM. Maringá, PR, Brasil. 

Thamires Fernandes Cardoso da Silva Rodrigues, Universidade Estadual de Maringá/UEM

Enfermeira. Mestre em Enfermagem, Universidade Estadual de Maringá/UEM. Maringá, PR, Brasil.

Luana Cristina Bellini Cardoso, Universidade Estadual de Maringá/UEM

Enfermeira. Mestre em Enfermagem, Universidade Estadual de Maringá/UEM. Maringá, PR, Brasil. 

Cremilde Aparecida Trindade Radovanovic, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Estadual de Maringá

Enfermeira. Doutora em Enfermagem, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UEM. Maringá, PR, Brasil.

Nelly Lopes de Moraes Gil, Departamento de Enfermagem da Universidade Estadual de Maringá

Enfermeira. Doutora em Doenças Tropicais, Departamento de Enfermagem da UEM. Maringá, PR, Brasil. 

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Publicado
2020-09-08
Como Citar
Artico, G. A., Soares Rezende Lopes, M. T., Santos Ferreira de Omena, M. B., Fernandes Cardoso da Silva Rodrigues, T., Bellini Cardoso, L. C., Trindade Radovanovic, C. A., & Lopes de Moraes Gil, N. (2020). Percepções de residentes em urgência e emergência sobre sua formação: desafios para a aprendizagem. Ciência, Cuidado E Saúde, 19. https://doi.org/10.4025/ciencuidsaude.v19i0.50149
Seção
Artigos originais