Teorias do senso comum sobre o trabalho do adolescente em São Paulo e Rio de Janeiro - Brasil

  • Denize Cristina Oliveira UERJ
  • Frida Marina Fischer USP
  • Maria Cristina Triguero Veloz Teixeira Mackenzie
  • Antonio Marcos Tosoli Gomes UERJ
Palavras-chave: Trabalho precoce, Adolescência, Representações sociais, Alceste.

Resumo

Este estudo objetivou a análise das representações sociais do trabalho entre adolescentes de duas capitais brasileiras. A amostra foi composta por 208 adolescentes de São Paulo e 180 do Rio de Janeiro, na faixa etária de 14 a 22 anos, trabalhadores e não trabalhadores, estudantes do ensino médio público. A coleta de dados consistiu em 40 grupos focais, direcionados pelos temas escola, cotidiano, trabalho na adolescência e futuro. O tratamento dos dados foi realizado com o software Alceste 4.7, e os resultados analisados dentro das dimensões que configuram uma representação social: atitudes, imagens e informação. Os resultados da análise Alceste foram organizados em um dendograma, e distribuídos em dois blocos textuais denominados: “O Universo das Relações Interpessoais e Afetivas na Adolescência e o Cotidiano” e “O Universo do Trabalho e da Escola e o Espaço de Transição entre o Ser Criança e o Ser Adulto”. O primeiro desdobrou-se em duas categorias: “Sobre Amigos e Colegas: formas e expressões dos relacionamentos interpessoais e afetivos na adolescência” e “O Cotidiano do Adolescente”. O segundo bloco textual originou quatro categorias: “O Universo da Escola e suas Interrelações”, “Falando de Futuro: os adolescentes entre planos e sonhos”, “A Família e sua Projeção de Futuro” e “O Mundo do Trabalho”. Observou-se uma contradição entre a representação do trabalho como valor moral e positivo para o desenvolvimento psicossocial dos jovens e os problemas de ensino-aprendizagem que decorrem das dificuldades da estruturação do ensino público, e também da sobrecarga física e psicológica imposta ao adolescente trabalhador nas duas capitais analisadas.

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Biografia do Autor

Denize Cristina Oliveira, UERJ
Graduada em Enfermagem e Obstetrícia pela Faculdade de Enfermagem da Santa Casa de Misericórdia (1980) e Habilitação em Enfermagem de Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (1981); especialização em Saúde Materno-Infantil pela Universidade de São Paulo (1982); mestrado em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (1991), doutorado em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (1996); Pós-doutorado na Universidade de Paris VIII e na École des Hautes Études en Sciences Sociales-França (1999 e 2004). Atualmente é Professora Titular da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, coordenadora do Programa de Pós-graduação em Enfermagem e professora do Programa de Pós-graduação em Psicologia Social/UERJ. É bolsista de produtividade em pesquisa 1B do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, parecerista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior e da FAPERJ. Atua como consultora ad-hoc e membro de conselho editorial de diversos periódicos científicos dos campos da Enfermagem e da Psicologia, tais como Revista Enfermagem (UERJ), Psicologia, Teoria e Prática, Interface, Comunicação, Saúde e Educação, Texto & Contexto. Enfermagem, Psicologia. Teoria e Prática, Estudos e Pesquisas em Psicologia, Psicologia e Sociedade, Revista Gaúcha de Enfermagem. Atuou como Enfermeira de Saúde Pública, desenvolvendo atividades de planejamento e avaliação de programas de saúde; no campo da pesquisa, vem atuando principalmente nos seguintes temas: representação social e saúde; adolescência e promoção da saúde; trabalho da criança e do adolescente; imagens sociais da aids; práticas profissionais em saúde; sistemas de saúde. Currículo Lattes
Publicado
2008-09-16
Como Citar
Oliveira, D. C., Fischer, F. M., Teixeira, M. C. T. V., & Gomes, A. M. T. (2008). Teorias do senso comum sobre o trabalho do adolescente em São Paulo e Rio de Janeiro - Brasil. Ciência, Cuidado E Saúde, 5(2), 135-146. https://doi.org/10.4025/ciencuidsaude.v5i2.5054
Seção
Artigos originais