Instrumentos e técnicas avaliativas de estudantes de enfermagem

  • Maria de Fátima Garcia Lopes Merino UEM
  • Ieda Harumi Higarashi UEM
  • Maria Dalva Barros Carvalho UEM
  • Sandra Marisa Pelloso UEM
Palavras-chave: Avaliação, Instrumentos avaliativos, Enfermagem.

Resumo

O ensino superior e a formação profissional são temas cada vez mais freqüentes nos contextos da pesquisa em enfermagem. Isto reflete a preocupação com a capacidade e a qualidade formativa de nossas escolas e seus efeitos diretos sobre a qualidade da atuação profissional e a assistência em saúde. Este estudo objetiva desvelar as impressões dos docentes acerca da avaliação em situação de ensino prático, com enfoque sobre os instrumentos utilizados. Trata-se de pesquisa qualitativo-descritiva, com entrevistas a docentes de uma universidade pública, utilizando-se a análise de conteúdo como ferramenta metodológica. O estudo revelou a dificuldade em efetivar-se o processo avaliativo no ensino prático de enfermagem com base apenas no instrumento padronizado, bem como a necessidade de um trabalho coletivo, integrado e contextualizado para a construção de um modelo ideal.

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Biografia do Autor

Ieda Harumi Higarashi, UEM
possui graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Estadual de Maringá (1986) , especialização em Enfermagem Pediátrica e Puericultura pela Universidade Federal de São Paulo (1987) , mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial) pela Universidade Federal de São Carlos (1994) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (2003) . Atualmente é Professor não titular da Universidade Estadual de Maringá e Membro da CONEP do Ministério da Saúde. Tem experiência na área de Enfermagem , com ênfase em Enfermagem Pediátrica. Currículo Lattes
Publicado
2008-09-16
Como Citar
Merino, M. de F. G. L., Higarashi, I. H., Carvalho, M. D. B., & Pelloso, S. M. (2008). Instrumentos e técnicas avaliativas de estudantes de enfermagem. Ciência, Cuidado E Saúde, 5(2), 147-157. https://doi.org/10.4025/ciencuidsaude.v5i2.5055
Seção
Artigos originais