Desempenho dos serviços da atenção primária à saúde: satisfação das pessoas com hipertensão

  • Ane Caroline Rodrigues Miranda Lucena Universidade Estadual de Maringá (UEM), Departamento de Enfermagem, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PSE) – Maringá (PR), Brasil. http://orcid.org/0000-0002-2390-1894
  • Anderson da Silva Rêgo Universidade Estadual de Maringá (UEM), Departamento de Enfermagem, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PSE) – Maringá (PR), Brasil. http://orcid.org/0000-0002-0988-5728
  • Patrícia Bossolani Charlo Universidade Estadual de Maringá (UEM) / Universidade Cesumar (UNICESUMAR) http://orcid.org/0000-0002-2390-1894
  • Thamires Fernandes Cardoso da Silva Rodrigues Universidade Estadual de Maringá (UEM), Departamento de Enfermagem, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PSE) – Maringá (PR), Brasil. http://orcid.org/0000-0001-7942-4989
  • Maria Aparecida Salci Universidade Estadual de Maringá (UEM), Departamento de Enfermagem, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PSE) – Maringá (PR), Brasil. http://orcid.org/0000-0002-6386-1962
  • Cremilde Aparecida Trindade Radovanovic Universidade Estadual de Maringá (UEM), Departamento de Enfermagem, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PSE) – Maringá (PR), Brasil. http://orcid.org/0000-0001-9825-3062
  • Lígia Carreira Universidade Estadual de Maringá (UEM), Departamento de Enfermagem, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PSE) – Maringá (PR), Brasil. http://orcid.org/0000-0003-3891-4222
Palavras-chave: Integralidade em saúde, Atenção primária à saúde, Hipertensão, Pesquisa sobre serviços de saúde, Satisfação do paciente

Resumo

Objetivo: avaliar o desempenho do elenco de serviços ofertados pela Atenção Primária à Saúde (APS) e associar ao controle pressórico e ao acompanhamento de pessoas com hipertensão arterial (HA). Métodos: estudo transversal, realizadocom 417 pessoas com HA, vinculadas a 34 Unidades Básicas de Saúde de um município do Paraná. Os dados foram coletados entre fevereiro e junho de 2016, utilizando instrumento de satisfação com serviços prestados pela APS, empregando questões referentes ao bloco sobre Elenco de Serviços.Para análise dos dados, utilizou-se estatística descritiva e inferencial. Resultados: observou-se prevalência de pessoas com idade superior a 70 anos, do sexo feminino, brancas e com baixa escolaridade. Obteve-se melhor avaliação nas questões relacionadas à aferição da pressão arterial, presença de no mínimo um profissional na unidade e participação em grupos de pessoas com HA. Pessoas com acompanhamento inadequado avaliaram insatisfatoriamente a aferição da pressão arterial nas consultas e visitas domiciliares. Os estratificados com controle pressórico inadequado avaliaram insatisfatoriamente a educação em saúde e informações sobre medicamentos e seus efeitos. Conclusão: destaca-se a necessidade de aperfeiçoar o acompanhamento e atendimento aos pacientes com HA, de modo que os serviços dispensados pela APS sejam satisfatórios.

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Publicado
2021-02-11
Como Citar
Ane Caroline Rodrigues Miranda Lucena, Anderson da Silva Rêgo, Patrícia Bossolani Charlo, Thamires Fernandes Cardoso da Silva Rodrigues, Maria Aparecida Salci, Cremilde Aparecida Trindade Radovanovic, & Lígia Carreira. (2021). Desempenho dos serviços da atenção primária à saúde: satisfação das pessoas com hipertensão. Ciência, Cuidado E Saúde, 20. https://doi.org/10.4025/ciencuidsaude.v20i0.53086
Seção
Artigos originais