Quotidiano de criança com transtorno do espectro autista que vivencia intervenção assistida por animais

Palavras-chave: Atividades Cotidianas, Criança, Transtorno do Espectro Autista, Família, Terapia Assistida Por Animais

Resumo

Objetivo: compreender o quotidiano de crianças com transtorno do espectro autista em vivência de intervenções assistidas por animais. Metodologia: trata-se de estudo de casos múltiplos holístico, adotando referencial teórico da Sociologia Compreensiva e do Quotidiano. A produção de dados ocorreu de setembro de 2018 a janeiro de 2019. O cenário foi uma clínica interdisciplinar no sul do Brasil. As fontes de evidências foram entrevista aberta, diário de campo e análise fotográfica. A análise dos dados pautou-se na análise de conteúdo temática. Resultados: evidenciam-se um quotidiano permeado por adequações na rotina familiar, a importância do sono na manutenção do equilíbrio da criança, o uso de terapia farmacológica e a presença expressiva de terapias não farmacológicas. Considerações finais: torna-se constante a necessidade de adaptação das atividades quotidianas da família da criança com transtorno do espectro autista, a fim de propiciar cenários de vida saudáveis. As terapias estão presentes nesse quotidiano, tanto medicamentosas quanto não medicamentosas, em especial as intervenções assistidas por animais.

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Biografia do Autor

Tassiana Potrich, Universidade Federal da Fronteira Sul

Enfermeira. Doutora  em Enfermagem. Professora do Curso de Enfermagem da Universidade Federal da Fronteira Sul. Chapecó. (UFFS) Santa Catarina, Brasil.

Rosane Gonçalves Nitschke, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora do Curso de Graduação e Pós Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Florianópolis. Santa Catarina, Brasil.

Selma Maria da Fonseca Viegas, Universidade Federal de São João Del Rei - Campus Centro Oeste

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora do Curso de Graduação e Pós Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de São João Del Rei- Campus Centro Oeste-. Divinópolis- Minas Gerais-, Brasil. 

Adriana Dutra Tholl , Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora do Curso de Graduação e Pós Graduação em Enfermagem da UFSC. Florianópolis. Santa Catarina, Brasil. Brasil. 

Sonia Silva Marcon, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora do Curso de Graduação e Pós Graduação em Enfermagem da Universidade Estadual de Maringá. Paraná, Brasil. 

Daniela Priscila Oliveira do Vale Tafner, Universidade Regional de Blumenau - FURB

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora do Curso de Graduação da Universidade Regional de Blumenau. Blumenau. Santa Catarina, Brasil.

Jeane Barros Souza, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

Enfermeira. Doutora  em Enfermagem. Professora do Curso de Enfermagem da (UFFS). Chapecó. Santa Catarina, Brasil.

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Publicado
2024-11-05
Como Citar
Potrich, T., Nitschke, R. G., Viegas, S. M. da F., Tholl , A. D., Marcon, S. S., Tafner, D. P. O. do V., & Souza, J. B. (2024). Quotidiano de criança com transtorno do espectro autista que vivencia intervenção assistida por animais. Ciência, Cuidado E Saúde, 23. https://doi.org/10.4025/ciencuidsaude.v23i0.65850
Seção
Artigos originais