Objective structured clinical examination para profissionais de enfermagem pediátrica e neonatal: validação de formulários de feedback

Palavras-chave: Enfermagem pediátrica, Enfermagem neonatal, Avaliação educacional, Profissionais de saúde, Estudo de Validação, Educação Permanente

Resumo

Objetivo: Validar formulários de feedback estruturado para estações de Objective Structured Clinical Examination em enfermagem pediátrica e neonatal. Método: Trata-se de um estudo metodológico, com validação de oito formulários de feedback em quatro estações clínicas, para o público de auxiliares e técnicos de enfermagem e para enfermeiros. A validação do conteúdo ocorreu por meio de experts da área de enfermagem pediátrica e neonatal, utilizando o Índice de Validade de Conteúdo. Resultados: A validação do conteúdo dos formulários contou com a participação de 20 experts. Os formulários do Objective Structured Clinical Examination obtiveram concordância entre os experts um valor superior a 0,9. Os apontamentos sugeridos pelos experts foram implementados na versão 2 dos formulários. Conclusão: Os formulários desenvolvidos revelam robustez para o uso no feedback formativo durante o Objective Structured Clinical Examination em enfermagem pediátrica e neonatal. Os resultados indicaram concordância dos experts com critérios e ações avaliados, fornecendo sugestões valiosas para o aprimoramento do feedback formativo após estações de cenários clínicos.

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Biografia do Autor

Ifé Odara Alves Monteiro da Silva, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo

Enfermeira. Mestre em Ciências da Saúde pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem em Saúde Pública da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil

Natalia Del’Angelo Aredes, Universidade Federal de Goiás

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora adjunta da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Goiás. Goiânia, Goiás, Brasil

Aline Natalia Domingues, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo

Enfermeira. Doutora em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem em Saúde Pública da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil

Mariana Torreglosa Ruiz, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora adjunto do Curso de Graduação em Enfermagem, Departamento de Enfermagem na Assistência Hospitalar da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, Minas Gerais, Brasil

Luciana Mara Monti Fonseca, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora associada do Departamento de Enfermagem Materno Infantil e de Saúde Pública da Universidade de São Paulo. Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil

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Publicado
2024-05-13
Como Citar
Silva, I. O. A. M. da, Aredes, N. D., Domingues, A. N., Ruiz, M. T., & Fonseca, L. M. M. (2024). Objective structured clinical examination para profissionais de enfermagem pediátrica e neonatal: validação de formulários de feedback. Ciência, Cuidado E Saúde, 23. https://doi.org/10.4025/ciencuidsaude.v23i0.66068
Seção
Artigos originais