Violência escolar: representações sociais de adolescentes de uma escola pública

Palavras-chave: Violência, Adolescente, Escolaridade, Enfermagem, Representações Sociais

Resumo

Objetivo: analisar a estrutura e o conteúdo das representações sociais de alunos de uma escola da rede pública de ensino a respeito da violência no âmbito escolar. Método: estudo qualitativo, ancorado na Teoria das Representações Sociais e Teoria do Núcleo Central. A produção dos dados aconteceu em maio e junho de 2022 mediante a técnica de associação livre de palavras, cujas evocações livres foram analisadas e processadas pelo Software Ensemble de Programmes Permettant L’analyse des Êvocations – EVOC, versão 2005. Resultados: participaram do estudo 54 adolescentes escolares matriculados no Ensino Médio de uma escola pública, que associaram palavras mediante o uso de termos indutores, tendo como núcleo central para o termo violência o elemento violência física; para violência escolar o elemento bullying; e sobre a violência no processo ensino e aprendizagem não houve figuração de nenhum elemento central. A zona periférica foi composta pelos elementos: violência verbal, abuso, dor, zombaria, intrigas, abandono escolar, desinteresse e abalo psicológico, respectivamente. Considerações finais: as possíveis representações reforçaram a necessidade de inserir a temática violência e bullying de forma mais ampla nas discussões de planejamento escolar, como forma de reconhecer sua importância e promover seu combate e prevenção.

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Biografia do Autor

Diego Raone Ferreira, Universidade Estadual de Maringá

Enfermeiro. Doutor em Enfermagem. Maringá, PR, Brasil. 

Gabrieli Patricio Rissi, Universidade Estadual de Maringá

Enfermeira. Doutoranda em Enfermagem pelo Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Estadual de Maringá (PSE/UEM). Docente do Departamento de Enfermagem da Universidade Estadual de Maringá (DEN/UEM). Maringá, PR, Brasil.

Juliana Cristina de Oliveira Cassiano Silva Florindo, Universidade Estadual de Maringá

Enfermeira. Mestra em Enfermagem. Maringá, PR, Brasil. 

Camila Moraes Garollo Piran, Universidade Estadual de Maringá

Doutoranda em Enfermagem pelo PSE/UEM. Maringá, PR, Brasil. 

Vanessa Duarte de Souza, Universidade Estadual de Maringá

Enfermeira. Mestra em Enfermagem. Maringá, PR, Brasil. 

Ieda Harumi Higarashi, Universidade Estadual de Maringá

Enfermeira. Doutora em Educação. Docente do PSE/UEM. Maringá, PR, Brasil. 

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Publicado
2024-09-19
Como Citar
Ferreira, D. R., Rissi, G. P., Florindo, J. C. de O. C. S., Piran, C. M. G., Souza, V. D. de, & Higarashi, I. H. (2024). Violência escolar: representações sociais de adolescentes de uma escola pública. Ciência, Cuidado E Saúde, 23. https://doi.org/10.4025/ciencuidsaude.v23i0.66694
Seção
Artigos originais