Simulação como estratégia de ensino para gerenciamento de conflitos: percepção dos acadêmicos de enfermagem
Resumo
Objetivo: identificar a percepção de estudantes de enfermagem sobre a simulação como estratégia de ensino para gerenciamento de conflitos. Métodos: trata-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva, realizada em ambiente virtual com 20 discentes do curso de enfermagem. A coleta de dados ocorreu de novembro a dezembro de 2022, utilizando um questionário de caracterização pessoal e entrevistas semiestruturadas. Para organização e análise dos dados, adotou-se a análise temática. Resultados: as simulações possibilitaram aos discentes de enfermagem resgatar e clarificar os conteúdos teóricos. Retratou-se que as situações de conflito acontecem no cotidiano dos profissionais e que esta estratégia poderá contribuir para o gerenciamento de conflitos em situações futuras. Contudo, devido ao realismo das cenas, verbalizaram que a ansiedade, o estresse e o nervosismo estiveram presentes. Considerações finais: a simulação foi apontada como uma estratégia facilitadora para o ensino de gerenciamento de conflitos, visto que conseguiram aplicar os conteúdos teóricos na prática, reconhecer situações semelhantes nos campos de prática, adquirir autoconfiança para lidarem com situações semelhantes no futuro e praticar o autoconhecimento.
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