Interprofissionalidade e métodos ativos na formação em saúde coletiva: estratégias para a construção de competências
Resumo
Objetivo: descrever a experiência da execução de componente curricular, que se baseia em práticas colaborativas interprofissionais, por meio de métodos ativos de aprendizagem para a construção de competências voltadas para a área da saúde coletiva. Método: pesquisa do tipo relato de experiência, com abordagem qualitativa e descritiva, sobre as experiências vivenciadas pelos professores em uma disciplina interprofissional, em uma Instituição de Ensino Superior (IES) do nordeste brasileiro, no período de junho de 2022 a dezembro de 2022. A coleta de dados foi realizada a partir dos planos de ensino e do registro dos diários dos docentes responsáveis pela disciplina. Resultados: a organização das etapas da disciplina, as práticas colaborativas, a interprofissionalidade, os métodos ativos e os critérios de avaliação utilizados, facilitam o desenvolvimento de competências para a formação na área da saúde coletiva, que entrelaçam um contexto necessário para estabelecer a consolidação da saúde com foco na integralidade e fortalecimento do Sistema Único de Saúde. Considerações Finais: Os métodos ativos de aprendizagem são considerados potentes para os desafios da construção de competências colaborativas na formação em saúde e um desenho curricular é essencial nessa perspectiva. Baseado no exposto neste relato de experiência, evidencia-se a importância da definição de competências nos currículos dos cursos de saúde que contemplem a interprofissionalidade, mediada por métodos ativos de aprendizagem, a fim de solucionar as disparidades e os desafios que geram a heterogeneidade na formação em Saúde Coletiva.
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