Interprofissionalidade e métodos ativos na formação em saúde coletiva: estratégias para a construção de competências

Palavras-chave: Aprendizagem baseada em problemas, Educação Interprofissional, Educação Profissional em Saúde Pública, Universidades, Docentes

Resumo

Objetivo: descrever a experiência da execução de componente curricular, que se baseia em práticas colaborativas interprofissionais, por meio de métodos ativos de aprendizagem para a construção de competências voltadas para a área da saúde coletiva. Método: pesquisa do tipo relato de experiência, com abordagem qualitativa e descritiva, sobre as experiências vivenciadas pelos professores em uma disciplina interprofissional, em uma Instituição de Ensino Superior (IES) do nordeste brasileiro, no período de junho de 2022 a dezembro de 2022. A coleta de dados foi realizada a partir dos planos de ensino e do registro dos diários dos docentes responsáveis pela disciplina. Resultados: a organização das etapas da disciplina, as práticas colaborativas, a interprofissionalidade, os métodos ativos e os critérios de avaliação utilizados, facilitam o desenvolvimento de competências para a formação na área da saúde coletiva, que entrelaçam um contexto necessário para estabelecer a consolidação da saúde com foco na integralidade e fortalecimento do Sistema Único de Saúde. Considerações Finais:  Os métodos ativos de aprendizagem são considerados potentes para os desafios da construção de competências colaborativas na formação em saúde e um desenho curricular é essencial nessa perspectiva. Baseado no exposto neste relato de experiência, evidencia-se a importância da definição de competências nos currículos dos cursos de saúde que contemplem a interprofissionalidade, mediada por métodos ativos de aprendizagem, a fim de solucionar as disparidades e os desafios que geram a heterogeneidade na formação em Saúde Coletiva.

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Biografia do Autor

Irlane Batista Figueredo, Centro Universitário de Excelência

Enfermeira. Mestra em Saúde Coletiva. Docente de cursos de saúde no Centro Universitário de Excelência. Feira de Santana - Bahia, Brasil.

Carmen Liêta Ressurreição dos Santos, Centro Universitário de Excelência

Enfermeira. Mestra em Saúde Coletiva. Docente de cursos de saúde na Centro Universitário de Excelência. Feira de Santana - Bahia, Brasil

Hayana Leal Barbosa, Centro Universitário de Excelência

Enfermeira. Mestra em Saúde Coletiva. Coordenadora e Docente do Colegiado de Enfermagem na Centro Universitário de Excelência. Feira de Santana - Bahia, Brasil

Rodrigo Francisco de Jesus, UniFTC

Enfermeiro. Doutor em Ciências. Gestor dos cursos de Saúde da Rede UniFTC. Rio de Janeiro, Brasil.

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Publicado
2024-12-18
Como Citar
Figueredo, I. B., Santos, C. L. R. dos, Barbosa, H. L., & Jesus, R. F. de. (2024). Interprofissionalidade e métodos ativos na formação em saúde coletiva: estratégias para a construção de competências. Ciência, Cuidado E Saúde, 23. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/CiencCuidSaude/article/view/71328
Seção
Relatos de experiência