Ensino curricular sobre sexualidade e adolescência para graduandos de enfermagem: estudo quase experimental
Resumo
Objetivo: analisar a retenção do conhecimento de graduandos de Enfermagem antes e após a participação na unidade curricular sobre sexualidade e adolescência. Método: estudo quase experimental do tipo antes e depois com graduandos do 2o ano do curso de Enfermagem de uma universidade pública estadual, nos meses de outubro a dezembro de 2023. Todos preencheram um instrumento constituído por questões do tipo objetivas em cinco dimensões (construção do corpo humano, gênero, métodos contraceptivos, infecções sexualmente transmissíveis e violência), previamente ao desenvolvimento da unidade curricular. Em seguida, participaram das atividades teórico-práticas e, ao término, responderam ao mesmo instrumento. A análise estatística foi realizada por meio do teste t-Student pareado, nível de significância de 5%. Resultados: Dos 41 participantes, 85% do sexo feminino, idade média de 21 anos, cor branca, sem parceiros (63%) e cristãos (68%). Na comparação entre pontuação média de acertos, pré e pós-teste, houve um aumento significativo (p<0,0001) após a participação na unidade curricular. Conclusão: houve aprendizagem entre os graduandos sobre sexualidade e adolescência após a participação na unidade curricular, entende-se que esses futuros profissionais se encontram melhor preparados para lidar com o público adolescente sobre a temática nos cenários assistenciais.
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