Ensino curricular sobre sexualidade e adolescência para graduandos de enfermagem: estudo quase experimental

Resumen

Objetivo: analisar a retenção do conhecimento de graduandos de Enfermagem antes e após a participação na unidade curricular sobre sexualidade e adolescência. Método: estudo quase experimental do tipo antes e depois com graduandos do 2o ano do curso de Enfermagem de uma universidade pública estadual, nos meses de outubro a dezembro de 2023. Todos preencheram um instrumento constituído por questões do tipo objetivas em cinco dimensões (construção do corpo humano, gênero, métodos contraceptivos, infecções sexualmente transmissíveis e violência), previamente ao desenvolvimento da unidade curricular. Em seguida, participaram das atividades teórico-práticas e, ao término, responderam ao mesmo instrumento. A análise estatística foi realizada por meio do teste t-Student pareado, nível de significância de 5%. Resultados: Dos 41 participantes, 85% do sexo feminino, idade média de 21 anos, cor branca, sem parceiros (63%) e cristãos (68%). Na comparação entre pontuação média de acertos, pré e pós-teste, houve um aumento significativo (p<0,0001) após a participação na unidade curricular. Conclusão: houve aprendizagem entre os graduandos sobre sexualidade e adolescência após a participação na unidade curricular, entende-se que esses futuros profissionais se encontram melhor preparados para lidar com o público adolescente sobre a temática nos cenários assistenciais.

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Biografía del autor/a

Jéssica Taynara Moreira Oliveira Pereira, Universidade Estadual de Londrina

Enfermeira. Mestre e Doutoranda em Enfermagem, Universidade Estadual de Londrina. Londrina (UEL), Paraná, Brasil.

Rosângela Aparecida Pimenta, Universidade Estadual de Londrina

Enfermeira. Bolsa Produtividade PQ2 CNPq. Doutora e Docente do Departamento de Enfermagem, UEL. Londrina, Paraná, Brasil.

Jaqueline Aparecida Raminelli, Universidade Estadual de Londrina

Bacharel em Estatística. Doutora e Docente do Departamento de Estatística, UEL. Londrina, Paraná, Brasil.

Flávia Lopes Gabani, Universidade Estadual de Londrina

Enfermeira. Doutora e Docente do Departamento de Enfermagem, UEL. Londrina, Paraná, Brasil.

Luana da Silva, Universidade Estadual de Londrina

Enfermeira. Doutoranda em Enfermagem, UEL. Londrina, Paraná, Brasil.

Cristine Freire Faria Silva de Leon, Universidade Estadual de Londrina

Enfermeira. Mestranda em Enfermagem. UEL. Londrina, Paraná, Brasil.

Ana Laura Oliveira Barbosa, Universidade Estadual de Londrina

Estudante. Graduanda em Enfermagem. UEL. Londrina, Paraná, Brasil.

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Publicado
2025-09-23
Cómo citar
Moreira Oliveira Pereira, J. T., Pimenta, R. A., Raminelli, J. A., Lopes Gabani, F., da Silva, L., Freire Faria Silva de Leon, C., & Oliveira Barbosa, A. L. (2025). Ensino curricular sobre sexualidade e adolescência para graduandos de enfermagem: estudo quase experimental. Ciência, Cuidado E Saúde, 24(1). https://doi.org/10.4025/ciencuidsaude.v24i1.72935
Sección
Articulo originale