<b>Estratégias pedagógicas para o ensino da classificação internacional para a prática de enfermagem no processo de cuidar</b> - DOI: 10.4025/cienccuidsaude.v8i2.8208

  • Débora Catarina Pfeilsticker FAESA
  • Nágela Valadão Cadê UFES
Palavras-chave: Enfermagem, Diagnóstico de Enfermagem, Processos de Enfermagem.

Resumo

O presente trabalho é um relato de experiência com o objetivo de compartilhar as estratégias pedagógicas utilizadas para o ensino da CIPE® no curso de graduação de enfermagem, em uma instituição de ensino superior do município de Vitória/ES. Descreve os fundamentos da disciplina para o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias para a construção de diagnósticos de enfermagem. Os resultados apontam dificuldades inerentes à inexperiência clínica dos discentes associadas ao uso da terminologia de enfermagem. A experiência resultou na implementação de uma nova prática acadêmico-assistencial e na valorização da dimensão sociopolítica da enfermagem.

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Biografia do Autor

Débora Catarina Pfeilsticker, FAESA
ossui graduação em Enfermagem pela Faculdade de Enfermagem e Obstetrícia do Vale do Itajaí (1984). Licenciatura em Enfermagem. Especialista em Saúde da Família. Mestrado em Saúde Coletiva pela Universidade Federal do Espírito Santo (2006). Atualmente é professora da graduação e pós-graduação das Faculdades Integradas São Pedro/ FAESA em Vitória/ES. Experiência nas disciplinas de Metodologia da Pesquisa e Sistematização da Assistência de Enfermagem. Ex-Consultora da Secretaria de Saúde da Vila Velha para a construção da Nomenclatura de diagnósticos e intervenções de enfermagem com base na Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem (CIPE). Membro do Comitê de Ética e pesquisa da FAESA. Presta assessoria ao Centro de Pós-graduação da FAESA para coordenação/orientação dos Trabalhos de Conclusão dos Cursos de Especialização em Engenharia de Produção, Logística Empresarial, Gerenciamento de Projetos, Gestão Estratégica de Recursos Humanos, Gestão Ambiental, Química industrial, Saúde da Família com ênfase em Habilidade Clínica e Ateção Primária à Saúde. Currículo Lattes
Publicado
2009-09-11
Como Citar
Pfeilsticker, D. C., & Cadê, N. V. (2009). <b>Estratégias pedagógicas para o ensino da classificação internacional para a prática de enfermagem no processo de cuidar</b&gt; - DOI: 10.4025/cienccuidsaude.v8i2.8208. Ciência, Cuidado E Saúde, 8(2), 264-268. https://doi.org/10.4025/ciencuidsaude.v8i2.8208
Seção
Relatos de experiência