<b>O ensino dos cuidados paliativos em um programa de pós-graduação em enfermagem: concepções dos alunos</b> - DOI: 10.4025/cienccuidsaude.v8i0.9717
Palavras-chave:
Cuidados paliativos, Ensino, Assistência terminal.
Resumo
Este estudo busca compreender as concepções dos pós-graduandos acerca dos cuidados paliativos no ensino. Trata-se de uma pesquisa qualitativa embasada na fenomenologia existencial, realizada em uma universidade pública do Noroeste do Estado do Paraná, mediante entrevista com sete pós-graduandos que se matricularam na disciplina na segunda quinzena de 2007, tendo-se como questão norteadora: “O que significou para você cursar uma disciplina de cuidados paliativos na pós-graduação?". Da análise das unidades de sentido emergiram três temas existenciais, que foram interpretados a partir de algumas ideias de Martin Heidegger, articuladas com alguns princípios dos cuidados paliativos: Despertando para o cuidado humanizado com o doente e a família; O papel do enfermeiro na terminalidade humana; Construindo um compreender autêntico no encontro com o outro. Para os pós-graduandos, os princípios éticos, filosóficos e científicos dos cuidados paliativos são importantes na construção de uma compreensão autêntica do doente em sua terminalidade.Downloads
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Publicado
2010-04-23
Como Citar
Sales, C. A., Oliveira, W. T. de, Violin, M. R., Schülhi, P. A. P., Tironi, N. M., & Salci, M. A. (2010). <b>O ensino dos cuidados paliativos em um programa de pós-graduação em enfermagem: concepções dos alunos</b> - DOI: 10.4025/cienccuidsaude.v8i0.9717. Ciência, Cuidado E Saúde, 8, 47-54. https://doi.org/10.4025/ciencuidsaude.v8i0.9717
Edição
Seção
Artigos originais