Reflexões sobre o uso de atividades grupais na atenção a portadores de doenças crônicas - DOI: 10.4025/cienccuidsaude.v8i0.9742
DOI:
https://doi.org/10.4025/ciencuidsaude.v8i0.9742Palavras-chave:
Doença crônica, Estrutura de grupo, Cuidados de enfermagem, Educação em saúde, Promoção da saúde.Resumo
As doenças crônicas não transmissíveis constituem a principal causa de mortalidade em todo o mundo, sendo tidas como reflexo das profundas mudanças nos hábitos de vida da população mundial. Entre essas se destacam as doenças cardiovasculares, o diabetes, a obesidade, o câncer, a insuficiência renal crônica e as doenças respiratórias. Uma das intervenções possíveis no acompanhamento da evolução dessas doenças ou de sua prevenção tem sido o uso da tecnologia de grupo para educação em saúde, prevenção de agravos, treino de habilidades, entre outras ações. O presente artigo de reflexão tem como objetivo discutir caminhos que apontem possibilidades para tornar as atividades grupais mais assertivas e adequadas à s necessidades de portadores dessas doenças nos serviços de saúde. O texto aborda aspectos conceituais relacionados ao manejo grupal, formas adequadas de enquadrar os diferentes grupos e ainda a importância da avaliação das intervenções como forma de indicar aos profissionais de saúde caminhos para melhorar seu desempenho na coordenação desse tipo de grupo.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2010-04-23
Edição
Seção
Artigos de reflexão
Como Citar
Munari, D. B., Lucchese, R., & Medeiros, M. (2010). Reflexões sobre o uso de atividades grupais na atenção a portadores de doenças crônicas - DOI: 10.4025/cienccuidsaude.v8i0.9742. Ciência, Cuidado E Saúde, 8, 148-154. https://doi.org/10.4025/ciencuidsaude.v8i0.9742








