Reflexões sobre o uso de atividades grupais na atenção a portadores de doenças crônicas - DOI: 10.4025/cienccuidsaude.v8i0.9742

Autores

  • Denize Bouttelet Munari UFG Autor
  • Roselma Lucchese UFG Autor
  • Marcelo Medeiros UFG Autor

DOI:

https://doi.org/10.4025/ciencuidsaude.v8i0.9742

Palavras-chave:

Doença crônica, Estrutura de grupo, Cuidados de enfermagem, Educação em saúde, Promoção da saúde.

Resumo

As doenças crônicas não transmissíveis constituem a principal causa de mortalidade em todo o mundo, sendo tidas como reflexo das profundas mudanças nos hábitos de vida da população mundial. Entre essas se destacam as doenças cardiovasculares, o diabetes, a obesidade, o câncer, a insuficiência renal crônica e as doenças respiratórias. Uma das intervenções possíveis no acompanhamento da evolução dessas doenças ou de sua prevenção tem sido o uso da tecnologia de grupo para educação em saúde, prevenção de agravos, treino de habilidades, entre outras ações. O presente artigo de reflexão tem como objetivo discutir caminhos que apontem possibilidades para tornar as atividades grupais mais assertivas e adequadas às necessidades de portadores dessas doenças nos serviços de saúde. O texto aborda aspectos conceituais relacionados ao manejo grupal, formas adequadas de enquadrar os diferentes grupos e ainda a importância da avaliação das intervenções como forma de indicar aos profissionais de saúde caminhos para melhorar seu desempenho na coordenação desse tipo de grupo.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2010-04-23

Edição

Seção

Artigos de reflexão

Como Citar

Munari, D. B., Lucchese, R., & Medeiros, M. (2010). Reflexões sobre o uso de atividades grupais na atenção a portadores de doenças crônicas - DOI: 10.4025/cienccuidsaude.v8i0.9742. Ciência, Cuidado E Saúde, 8, 148-154. https://doi.org/10.4025/ciencuidsaude.v8i0.9742