<b>Educação em saúde para adolescentes de uma escola municipal: a sexualidade em questão / Health education for adolescents of a municipal school: sexuality in question</b> DOI: 10.4025/cienccuidsaude.v12i3.18470

  • Maria Benegelania Pinto Enfermeira. Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Professora Assistente I do Curso de Bacharelado em Enfermagem da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) - Campus Cuité, PB.
  • Nathanielly Cristina C. B. Santos Enfermeira. Especialista em Serviços de Saúde Pública pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas (FACISA). Professora Auxiliar II do Curso de Bacharelado em Enfermagem da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) - Campus Cuité, PB.
  • Adriana Montenegro de Albuquerque Enfermeira. Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Professora Assistente II do Curso de Bacharelado em Enfermagem da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) - Campus Cuité, PB.
  • Marclineide Nóbrega de Andrade Ramalho Enfermeira. Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Professora Assistente II do Curso de Bacharelado em Enfermagem da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) - Campus Cuité, PB.
  • Isolda Maria Barros Torquato Enfermeira e Fisioterapeuta. Mestre em Ciências da Nutrição pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Professora Assistente I do Curso de Bacharelado em Enfermagem da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) - Campus Cuité, PB.

Abstract

Descrever e refletir sobre as ações de educação em saúde implementadas por um grupo de docentes e discentes do Curso de Bacharelado em Enfermagem, em uma escola do Ensino Fundamental II. O estudo consiste em relato de experiência oriundo de um projeto de extensão. As atividades ocorreram de maio a dezembro de 2011, direcionadas a 145 estudantes de uma escola municipal do 6º ao 9º ano, turno noturno, com idade entre 16 e 20 anos, em um município no interior da Paraíba. As ações foram desenvolvidas através de três oficinas educativas por série, sendo norteadas segundo o referencial da pedagogia interacionista. O emprego da abordagem interacionista para a elaboração das oficinas permitiu uma participação espontânea e comprometida do público alvo, além da oportunidade destes construírem por si mesmos o seu conhecimento sobre sexualidade. Assim, percebeu-se a dimensão do desafio que é a promoção da saúde através de ações educativas, que visam principalmente à mudança de pensamento e influência positiva na cultura e comportamento de pessoas.

 

Downloads

Download data is not yet available.
Published
2013-11-13
How to Cite
Pinto, M. B., Santos, N. C. C. B., Albuquerque, A. M. de, Ramalho, M. N. de A., & Torquato, I. M. B. (2013). <b>Educação em saúde para adolescentes de uma escola municipal: a sexualidade em questão / Health education for adolescents of a municipal school: sexuality in question</b&gt; DOI: 10.4025/cienccuidsaude.v12i3.18470. Ciência, Cuidado E Saúde, 12(3), 589 - 594. https://doi.org/10.4025/ciencuidsaude.v12i3.18470
Section
Experience reports