<b>Representações de educação em saúde para a equipe da estratégia de saúde da família</b> DOI: 10.4025/cienccuidsaude.v13i3.19142

  • Maria de Fátima Mantovani Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Bolsista Produtividade CNPq 2. Líder do Grupo de Estudos Multiprofissional em Saúde do Adulto (GEMSA-UFPR).
  • Felismina Rosa Parreira Mendes Enfermeira. Doutora em Sociologia. Docente Coordenadora da Universidade de Évora-Portugal. Membro do Centro de Investigação de Estudos em Sociologia (CIES), do Instituto Superior de Ciências do Trabalho (ISCTE), e da Empresa de Lisboa. Colaboradora do Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias da Saúde (CICTS-UE).
  • Elis Martins Ulbrich Enfermeira. Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Enfermagem da UFPR. Membro do GEMSA-UFPR. Bolsista CAPES/REUNI.
  • Juliana Veiga Mottin da Silva Enfermeira. Mestre em Enfermagem. Enfermeira da Prefeitura Municipal de Quatro Barras - PR.
  • Marilene Loewen Wall Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente do Departamento de Enfermagem da UFPR. Membro do Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Cuidado Humano em Enfermagem (NEPECHE-UFPR). Diretora de Enfermagem do Hospital de Clinicas-UFPR.
  • Bruna Karoline Reis Enfermeira. Enfermeira residente em Cancerologia do Hospital Erasto Gaertner.

Abstract

Devido à ampliação do conceito de saúde emergiram diversificadas propostas e alternativas de se educar, com discussões sobre quais abordagens atingem níveis desejados de saúde à população. Portanto estudar as Representações Sociais dos profissionais sobre as ações de educação em saúde por eles propiciadas à comunidade nos permite captar os sentidos que estes atores atribuem às suas práticas sem, contudo, menosprezar as condições nas quais são desenvolvidas. O objetivo do estudo foi identificar a representação dos integrantes da Estratégia de Saúde da Família acerca da educaçãoem saúde. Trata-sede uma pesquisa de natureza qualitativa descritiva, realizadaem nove Unidadesde Saúde com Estratégia Saúde da Família, no município de Curitiba-Paraná, junto a 58 profissionais de saúde. Os dados foram coletados no período de julho a dezembro de 2010, através de entrevista semiestruturada, e após transcritos foram submetidos à analise de conteúdo temático. Foram encontrados dois diferentes modos de compreensão da educação em saúde por parte dos profissionais: “Escultores de conhecimento” e “Educação para a autonomia” e outros conceitos que comprovam a necessidade de aprimoramento e aprendizado, devendo-se investir na educação permanente dos profissionais. 

Downloads

Download data is not yet available.
Published
2014-05-29
How to Cite
Mantovani, M. de F., Mendes, F. R. P., Ulbrich, E. M., Silva, J. V. M. da, Wall, M. L., & Reis, B. K. (2014). <b>Representações de educação em saúde para a equipe da estratégia de saúde da família</b&gt; DOI: 10.4025/cienccuidsaude.v13i3.19142. Ciência, Cuidado E Saúde, 13(3), 464 - 470. https://doi.org/10.4025/ciencuidsaude.v13i3.19142
Section
Original articles