<b>Assistência pré-natal na estratégia saúde da família: uma avaliação de estrutura</b> DOI: 10.4025/cienccuidsaude.v13i2.22718

  • Rayssa Basílio Arantes Enfermeira. Mestranda do Programa de Pós Graduação da Faculdade de Enfermagem – FAEN/UFMT. Especialista em auditoria de serviços de saúde. Membro do Grupo de Pesquisa Projeto Argos/Gerar.
  • Áurea Christina de Paula Corrêa Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente do Programa de Pós-Graduação de Enfermagem da UFMT. Diretora da Faculdade de Enfermagem da UFMT. Líder do Grupo de Pesquisa Projeto Argos.
  • Aline Spanevello Alvares Graduanda da FAEN/UFMT. Bolsista CNPq do Programa de Iniciação Científica da UFMT. Membro do Grupo de Pesquisa Projeto Argos/Gerar.
  • Samira Reschetti Marcon Enfermeira. Doutora em Ciências. Docente do PPG-Enfermagem da UFMT.

Abstract

O objetivo desta pesquisa foi avaliar a estrutura disponível nas unidades da Estratégia Saúde da Família para prestação da assistência pré-natal na cidade de Cuiabá, Estado de Mato Grosso, na perspectiva de avaliação de serviços de saúde proposta por Donabedian. Trata-se de uma pesquisa de avaliação de qualidade em saúde de abordagem quantitativa. Foi desenvolvida com a utilização de dados secundários do banco de dados do grupo de pesquisa Argos/Gerar. Os resultados revelaram que as unidades contavam com estrutura física deficitária, uma vez que várias delas não possuíam sala de pré-consulta e sala de reuniões. A falta de equipamentos, dentre eles o sonar Doppler e o estetoscópio Pinard, prejudica a assistência pré-natal. A dimensão de recursos humanos foi a mais deficitária, devido à não permanência de alguns profissionais na unidade, evidenciando grande rotatividade, principalmente dos técnicos de enfermagem e médicos. Na classificação geral, a dimensão mais comprometida foi a de recursos humanos. Por sua vez, a dimensão melhor classificada foi a de sistema de informação. Embora os aspectos relativos à estrutura das unidades básicas de saúde para atendimento pré-natal tenham sido considerados parcialmente adequados neste estudo, em relação à classificação geral, as unidades de saúde da família de Cuiabá, MT, ainda estão deficitárias em vários quesitos.

Downloads

Download data is not yet available.
Published
2014-05-08
How to Cite
Arantes, R. B., Corrêa, Áurea C. de P., Alvares, A. S., & Marcon, S. R. (2014). <b>Assistência pré-natal na estratégia saúde da família: uma avaliação de estrutura</b&gt; DOI: 10.4025/cienccuidsaude.v13i2.22718. Ciência, Cuidado E Saúde, 13(2), 245 - 254. https://doi.org/10.4025/ciencuidsaude.v13i2.22718
Section
Original articles