<b>Avaliação das disciplinas que desenvolvem o tema gestão em serviços de saúde e enfermagem/ Evaluation of subjects that develop the theme management in nursing<b>

  • Luciana Dantas Farias de Andrade Universidade Federal de Campina Grande
  • Sybele Oliveira de Souza Enfermeira Assistencial
  • Heloisy Alves de Medeiros
  • Maria Benegelania Pinto
  • Nathanielly Cristina Carvalho de Brito Santos
  • Édija Anália Rodrigues Lima

Abstract

As diretrizes curriculares nacionais elucidam a formação crítica e reflexiva do exercício profissional em enfermagem, com características inovadoras sintonizadas com uma nova visão de mundo convergente com a gestão em serviços de saúde. Objetivou-se conhecer a avaliação das disciplinas que desenvolvem o tema gestão em serviços de saúde e enfermagem sob a ótica dos concluintes do curso de bacharelado em enfermagem. Pesquisa descritiva e exploratória, com abordagem qualitativa, ancorada no materialismo histórico e dialético, realizada no período de novembro a dezembro de 2013, com dez estudantes concluintes de enfermagem, em um campus de expansão de uma universidade federal. Os dados foram coletados por meio de entrevistas e analisados pela técnica de análise de discurso. Foi possível identificar quatro categorias empíricas: Várias interfaces da metodologia de ensino; Teoria versus Prática: em busca da práxis; Estágio supervisionado em enfermagem: relembrando as aulas de administração; e Qualificação para gestão: instrução formal versus mercado de trabalho. Conclui-se que se faz necessário maior aproximação com a realidade, aumento da carga horária das Disciplinas “Administração e Gestão em Serviços de Saúde e Enfermagem” e inclusão das atividades teórico-práticas em serviços de saúde; desse modo, possibilitando a práxis que a legislação preconiza.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Luciana Dantas Farias de Andrade, Universidade Federal de Campina Grande
Enfermeira. Doutora em Psicologia pela UFES. Docente no Curso de Enfermagem da Universidade Federal de Campina Grande, campus Cuité-PB. Cuité, PB, Brasil.
Sybele Oliveira de Souza, Enfermeira Assistencial

Enfermeira. Especialização em Saúde da Família. Enfermeira assistencial na UPA – Unidade de Pronto Atendimento. Santa Rita, PB, Brasil

Heloisy Alves de Medeiros

Docente em enfermagem. Doutoranda em Enfermagem pela UFMG. Docente no Curso de Enfermagem da Universidade Federal de Campina Grande, campus Cuité-PB. Cuité, PB, Brasil

Maria Benegelania Pinto
Enfermeira. Mestre em enfermagem pela UFPB. Docente no Curso de Enfermagem da Universidade Federal de Pernambuco, campus Vitória de Santo Antão-PE. Vitória de Santo Antão, PE, Brasil.
Nathanielly Cristina Carvalho de Brito Santos

Enfermeira. Doutoranda em Enfermagem pela UFPB. Docente no Curso de Enfermagem da Universidade Federal de Campina Grande, campus Cuité-PB. Cuité, PB, Brasil. 

Édija Anália Rodrigues Lima
Enfermeira. Mestre em enfermagem pela UFPB. Docente no Curso de Enfermagem da Universidade Federal de Campina Grande, campus Cuité-PB. Cuité, PB, Brasil.
Published
2016-10-10
How to Cite
Andrade, L. D. F. de, Souza, S. O. de, Medeiros, H. A. de, Pinto, M. B., Santos, N. C. C. de B., & Lima, Édija A. R. (2016). <b>Avaliação das disciplinas que desenvolvem o tema gestão em serviços de saúde e enfermagem/ Evaluation of subjects that develop the theme management in nursing<b&gt;. Ciência, Cuidado E Saúde, 15(2), 275 - 281. https://doi.org/10.4025/ciencuidsaude.v15i2.28247
Section
Original articles