<b>Vivências de famílias no cuidado à criança com complicações da prematuridade / Family living in child care with complications of prematurity<b>

  • Elaine Cristina Rodrigues Gesteira Universidade Federal de São João del Rei
  • Patrícia Pinto Braga Universidade Federal de São João del Rei
  • Izadora Ferreira Gomes Universidade Federal de São João del Rei
  • Janaína Aparecida de Oliveira Universidade Federal de São João del Rei
  • Matheus Ramos Lopes Universidade Federal de São João del Rei
  • Monique de Fátima Gregório Galdino Universidade Federal de São João del Rei

Abstract

O objetivo do estudo foi compreender como a família vivencia o cotidiano de cuidados à criança com complicações da prematuridade. Trata-se de um estudo exploratório e descritivo com abordagem qualitativa à luz do Interacionismo Simbólico. Como método, optou-se pela entrevista narrativa apoiada na construção de genogramas, ecomapas e perguntas semiestruturadas. Foram realizadas dez entrevistas com nove famílias de crianças que tiveram complicações da prematuridade. Apreendeu-se quatro categorias da análise das narrativas: Medo da morte do filho;Sentimentos na vivência do cuidado no cotidiano; O papel do profissional de saúde perante as inseguranças do cuidado; A visão das famílias em relação ao futuro de seus filhos prematuros. As famílias narraram o medo da perda do filho prematuro tanto na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal como no manejo das complicações crônicas no dia a dia. Para eles, uma criança nessas condições implica em atenção redobrada e cuidados específicos diários, o que altera a dinâmica familiar. Conclui-se que através da compreensão dessas vivências e das interações entre seus membros, os profissionais de saúde, entre eles os da enfermagem,podem traçar ações focadas no domicílio que os apoiem no cuidado à criança com complicações da prematuridade no cotidiano da família.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Elaine Cristina Rodrigues Gesteira, Universidade Federal de São João del Rei
Enfermeira. Doutoranda em Enfermagem pela Universidade de São Paulo –EEUSP-. Professora Assistente II do Curso de Enfermagem da Universidade Federal de São João del Rei-UFSJ Campus Centro-Oeste, Divinópolis – MG, Brasil.
Patrícia Pinto Braga, Universidade Federal de São João del Rei
Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora Adjunta II do Curso de Enfermagem da Universidade Federal de São João del Rei-UFSJ Campus Centro-Oeste, Divinópolis – MG, Brasil.
Izadora Ferreira Gomes, Universidade Federal de São João del Rei
Graduanda em Enfermagem pela Universidade Federal de São João del Rei-UFSJ Campus Centro-Oeste, Divinópolis – MG, Brasil.
Janaína Aparecida de Oliveira, Universidade Federal de São João del Rei
Graduanda em Enfermagem pela Universidade Federal de São João del Rei-UFSJ Campus Centro-Oeste, Divinópolis – MG, Brasil.
Matheus Ramos Lopes, Universidade Federal de São João del Rei
Graduando em Enfermagem pela Universidade Federal de São João del Rei-UFSJ Campus Centro-Oeste, Divinópolis – MG, Brasil.
Monique de Fátima Gregório Galdino, Universidade Federal de São João del Rei
Graduanda em Enfermagem pela Universidade Federal de São João del Rei-UFSJ Campus Centro-Oeste, Divinópolis – MG, Brasil.
Published
2016-10-01
How to Cite
Gesteira, E. C. R., Braga, P. P., Gomes, I. F., Oliveira, J. A. de, Lopes, M. R., & Galdino, M. de F. G. (2016). <b>Vivências de famílias no cuidado à criança com complicações da prematuridade / Family living in child care with complications of prematurity<b&gt;. Ciência, Cuidado E Saúde, 15(4), 630-638. https://doi.org/10.4025/ciencuidsaude.v15i4.29959
Section
Original articles