<b>Vivências de famílias no cuidado à criança com complicações da prematuridade / Family living in child care with complications of prematurity<b>

  • Elaine Cristina Rodrigues Gesteira Universidade Federal de São João del Rei
  • Patrícia Pinto Braga Universidade Federal de São João del Rei
  • Izadora Ferreira Gomes Universidade Federal de São João del Rei
  • Janaína Aparecida de Oliveira Universidade Federal de São João del Rei
  • Matheus Ramos Lopes Universidade Federal de São João del Rei
  • Monique de Fátima Gregório Galdino Universidade Federal de São João del Rei

Resumen

O objetivo do estudo foi compreender como a família vivencia o cotidiano de cuidados à criança com complicações da prematuridade. Trata-se de um estudo exploratório e descritivo com abordagem qualitativa à luz do Interacionismo Simbólico. Como método, optou-se pela entrevista narrativa apoiada na construção de genogramas, ecomapas e perguntas semiestruturadas. Foram realizadas dez entrevistas com nove famílias de crianças que tiveram complicações da prematuridade. Apreendeu-se quatro categorias da análise das narrativas: Medo da morte do filho;Sentimentos na vivência do cuidado no cotidiano; O papel do profissional de saúde perante as inseguranças do cuidado; A visão das famílias em relação ao futuro de seus filhos prematuros. As famílias narraram o medo da perda do filho prematuro tanto na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal como no manejo das complicações crônicas no dia a dia. Para eles, uma criança nessas condições implica em atenção redobrada e cuidados específicos diários, o que altera a dinâmica familiar. Conclui-se que através da compreensão dessas vivências e das interações entre seus membros, os profissionais de saúde, entre eles os da enfermagem,podem traçar ações focadas no domicílio que os apoiem no cuidado à criança com complicações da prematuridade no cotidiano da família.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Biografía del autor/a

Elaine Cristina Rodrigues Gesteira, Universidade Federal de São João del Rei
Enfermeira. Doutoranda em Enfermagem pela Universidade de São Paulo –EEUSP-. Professora Assistente II do Curso de Enfermagem da Universidade Federal de São João del Rei-UFSJ Campus Centro-Oeste, Divinópolis – MG, Brasil.
Patrícia Pinto Braga, Universidade Federal de São João del Rei
Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora Adjunta II do Curso de Enfermagem da Universidade Federal de São João del Rei-UFSJ Campus Centro-Oeste, Divinópolis – MG, Brasil.
Izadora Ferreira Gomes, Universidade Federal de São João del Rei
Graduanda em Enfermagem pela Universidade Federal de São João del Rei-UFSJ Campus Centro-Oeste, Divinópolis – MG, Brasil.
Janaína Aparecida de Oliveira, Universidade Federal de São João del Rei
Graduanda em Enfermagem pela Universidade Federal de São João del Rei-UFSJ Campus Centro-Oeste, Divinópolis – MG, Brasil.
Matheus Ramos Lopes, Universidade Federal de São João del Rei
Graduando em Enfermagem pela Universidade Federal de São João del Rei-UFSJ Campus Centro-Oeste, Divinópolis – MG, Brasil.
Monique de Fátima Gregório Galdino, Universidade Federal de São João del Rei
Graduanda em Enfermagem pela Universidade Federal de São João del Rei-UFSJ Campus Centro-Oeste, Divinópolis – MG, Brasil.
Publicado
2016-10-01
Cómo citar
Gesteira, E. C. R., Braga, P. P., Gomes, I. F., Oliveira, J. A. de, Lopes, M. R., & Galdino, M. de F. G. (2016). <b>Vivências de famílias no cuidado à criança com complicações da prematuridade / Family living in child care with complications of prematurity<b&gt;. Ciência, Cuidado E Saúde, 15(4), 630-638. https://doi.org/10.4025/ciencuidsaude.v15i4.29959
Sección
Articulo originale