Concepções pedagógicas no processo ensino-aprendizagem: uma visão reflexiva dos alunos de graduação em enfermagem

  • Sonia Maria Villela Bueno USP
  • Cássia Tiêmi Nagasawa Ebisui USP
  • Márcia Cintrão Alves USP
Palavras-chave: Ensino de enfermagem, Abordagem pedagógica, Pedagogia da problematização.

Resumo

A conduta docente e a concepção pedagógica no ensino sofrem transformações diante dos novos paradigmas que vêm surgindo. A concepção tradicional de ensino, fundamentada no autoritarismo do professor e na passividade do aluno, passa a dar lugar à pedagogia crítico-reflexiva. Nesse contexto, o objetivo de nosso trabalho foi verificar a concepção dos alunos sobre as diferentes abordagens pedagógicas. Desenvolvemos, para tanto, um estudo qualitativo descritivo-exploratório, analisando os dados por categorização. No geral, os alunos entendem a pedagogia da transmissão como “ganho de conhecimentos prontos e desarticulação entre teoria e prática”. Indicam o ensino do condicionamento, enfatizando resultados pelo estímulo e resposta, e caracterizam a pedagogia problematizadora como “busca de resolução de problemas que levam à transformação da realidade”, considerando, nesse processo, o aluno como “o agente central” e o professor como “o facilitador de conhecimentos”. Em suma, os sujeitos, coerentes em suas respostas, evidenciam as vantagens da pedagogia problematizadora.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sonia Maria Villela Bueno, USP
Possui graduação em Pedagogia com Licenciatura Plena pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade Moura Lacerda (1973), Especialista em Psicologia (1974), Complementação Curricular em Enfermagem pela Universidade de São Paulo (1975), Equivalência de Mestrado em Sociologia e Psicologia da Educação pela Universidade de Sorbonne - Paris (1975-1976), Diploma de Estudos Aprofundados - Paris / França (1977), Mestrado em Enfermagem pela Universidade de São Paulo (1981) e Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (1992). Atualmente é Livre Docente e Professor Associado pela Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Educação, com ênfase na Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Preventiva em Sexualidade, DST/AIDS, Drogas e Violência, Lazer e Saúde Mental, Ensino / Educação em Enfermagem / Saúde. Possui várias produções científicas, revistas publicadas em eventos nacionais e internacionais. É consultora dos Ministérios da Saúde, da Educação e da ONU. É membro efetivo das Academias de Ciências e da Educação. Tem título de cidadania Ribeirãopretana. Currículo Lattes
Publicado
2008-10-20
Como Citar
Bueno, S. M. V., Ebisui, C. T. N., & Alves, M. C. (2008). Concepções pedagógicas no processo ensino-aprendizagem: uma visão reflexiva dos alunos de graduação em enfermagem. Ciência, Cuidado E Saúde, 3(2), 137-142. https://doi.org/10.4025/ciencuidsaude.v3i2.5412
Seção
Artigos originais