Primeiro encontro dos alunos de enfermagem com os usuários de um núcleo de atenção psicossocial - NAPS

  • Renata Curi Labate USP
  • Maria Cecília Morais Scatena USP
  • Antonia Regina Ferreira Furegato USP
Palavras-chave: Enfermagem psiquiátrica, NAPS - Núcleo de Atenção Psicossocial, Ensino de graduação.

Resumo

Os autores tiveram por objetivo conhecer a percepção de alunos da graduação em Enfermagem a respeito de sua primeira interação com os usuários de um núcleo de atenção psicossocial. Este tipo de avaliação ajuda o aluno a reconhecer suas limitações e os recursos de que dispõe para melhorar seu desempenho. Os dados foram coletados através de descrição de como cada um percebe essa experiência. A discussão dos dados baseou-se no referencial do relacionamento interpessoal terapêutico. Alguns responderam que sentiram os pacientes calmos, receptivos, com necessidade de conversar e atentos às atividades, satisfeitos com a proximidade dos alunos, comunicativos e eufóricos; outros sentiram o usuário preocupado, receoso, pensativo ou com dificuldades para se comunicar. Em relação a si mesmos, ficaram impressionados com a receptividade, sentiram-se confiantes, com facilidade para se aproximar dos usuários, surpresos com a boa interação e próximos do usuário. Um aluno disse não ter sido terapêutico, pois sentiu receio e dificuldades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antonia Regina Ferreira Furegato, USP
Graduação em Enfermagem de Saúde Pública na Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto/Universidade de São Paulo (1972). Mestrado em Enfermagem Psiquiátrica (1978) e Doutorado em Enfermagem pela Universidade de São Paulo (1986). É Professora Titular do Depto de Enfermagem Psiquiátrica e Ciências Humanas da EERP/USP. Tem mais de 120 publicações em periódicos e livros. Tem 8 desses trabalhos premiados (um deles em evento internacional). Tem vários projetos apoiados por órgãos de fomento à pesquisa (CNPq, FAPESP, PRODOC e Universal). Participou de mais de 150 eventos (nacionais e internacionais) com resumos e trabalhos publicados na integra além de ministrar palestras e outras contribuições. Orienta alunos graduandos, especialistas, mestres e doutores do Brasil, America Latina e Africa. Participa de bancas de concursos de defesas e de premiações. É membro de conselhos editoriais e consultora AD HOC de vários periódicos, órgãos de fomento e entidades de ensino e pesquisa. Sua experiência focaliza temas de saúde mental e enfermagem psiquiátrica: relações interpessoais, modelos de assistência, doenças severas (depressão, transtorno bipolar, esquizofrenia), o trabalho de equipes multidisciplinares, representações sociais e outras metodologia de pesquisa e de ensino. Currículo Lattes
Publicado
2008-10-22
Como Citar
Labate, R. C., Scatena, M. C. M., & Furegato, A. R. F. (2008). Primeiro encontro dos alunos de enfermagem com os usuários de um núcleo de atenção psicossocial - NAPS. Ciência, Cuidado E Saúde, 3(1), 033-040. https://doi.org/10.4025/ciencuidsaude.v3i1.5514
Seção
Artigos originais