Primeiro encontro dos alunos de enfermagem com os usuários de um núcleo de atenção psicossocial - NAPS
Palavras-chave:
Enfermagem psiquiátrica, NAPS - Núcleo de Atenção Psicossocial, Ensino de graduação.
Resumo
Os autores tiveram por objetivo conhecer a percepção de alunos da graduação em Enfermagem a respeito de sua primeira interação com os usuários de um núcleo de atenção psicossocial. Este tipo de avaliação ajuda o aluno a reconhecer suas limitações e os recursos de que dispõe para melhorar seu desempenho. Os dados foram coletados através de descrição de como cada um percebe essa experiência. A discussão dos dados baseou-se no referencial do relacionamento interpessoal terapêutico. Alguns responderam que sentiram os pacientes calmos, receptivos, com necessidade de conversar e atentos às atividades, satisfeitos com a proximidade dos alunos, comunicativos e eufóricos; outros sentiram o usuário preocupado, receoso, pensativo ou com dificuldades para se comunicar. Em relação a si mesmos, ficaram impressionados com a receptividade, sentiram-se confiantes, com facilidade para se aproximar dos usuários, surpresos com a boa interação e próximos do usuário. Um aluno disse não ter sido terapêutico, pois sentiu receio e dificuldades.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2008-10-22
Como Citar
Labate, R. C., Scatena, M. C. M., & Furegato, A. R. F. (2008). Primeiro encontro dos alunos de enfermagem com os usuários de um núcleo de atenção psicossocial - NAPS. Ciência, Cuidado E Saúde, 3(1), 033-040. https://doi.org/10.4025/ciencuidsaude.v3i1.5514
Edição
Seção
Artigos originais