Educação permanente em lesões crônicas de pele: relato de experiência

Palavras-chave: Atenção Primária à Saúde, Educação em Enfermagem, Política de Saúde, Pele

Resumo

Objetivo: relatar a experiência de Educação Permanente em Saúde, realizada por meio de ações de extensão por profissionais, docentes e estudantes de Enfermagem, sobre lesões crônicas de pele, de 2017 a 2020, com profissionais de Enfermagem em uma parceria entre a Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e a Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil. Método: relato de experiência que descreve quatro ações extensionistas. Os resultados foram correlacionados à política pública de Educação Permanente em Saúde. Resultados: ações desenvolvidas por meio de extensão universitária proveram a elaboração e a edição de cartilha de autocuidado das pessoas com úlceras de perna e de orientações sobre lesões de pele aos profissionais de Enfermagem. As cartilhas foram impressas e divulgadas em oficinas educativas, constituindo-se em forma de Educação Permanente em Saúde na Atenção Primária à Saúde, contemplando 64 trabalhadores, em 2018, e 171, em 2019. Em 2020, em função da pandemia, o curso foi ofertado de forma virtual, na plataforma Moodle, por meio de webconferências e postagem de trabalhos, abrangendo 135 profissionais de Enfermagem. Considerações Finais: as experiências relatadas e a lacuna de desenvolvimento informada como necessária à qualificação dos profissionais de Enfermagem destacaram a necessidade de Educação Permanente em Saúde para potencializar a autonomia dos profissionais de Enfermagem no cuidado de pessoas com lesões crônicas de pele na medida em que eles se constituem protagonistas do cuidado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carmen Lucia Mottin Duro, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, Brasil.

Dagmar Elaine Kaiser, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, Brasil.

Erica Rosalba Mallmann Duarte, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, Brasil.

Rosaura Soares Paczek, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Enfermeira. Mestranda em Saúde Coletiva UFRGS. Prefeitura Municipal de Porto Alegre. Porto Alegre, RS, Brasil.

Renatta Rossatto de Araújo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Enfermeira sanitarista. Porto alegre-RS, Brasil.

Referências

Garcia TF, Borges EL, Junho TOC, Spira JAO. Microbiological profile of leg ulcer infections: review study. Rev Bras Enferm. 2021; 74(3):e20190763. DOI: https://doi.org/10.1590/0034-7167-2019-0763

Vieira CPB, Furtado AS, Almeida PCD, Luz MHBA, Pereira AFM. Prevalence and characterization of chronic wounds in elderly persons assisted in primary care Rev. baianaenferm.2017; 31(3):e17397. DOI: http://dx.doi.org/10.18471/rbe.v31i3.17397

Trivellato ML, Kolchraiber FC, Frederico GA, Morales DC, Silva AC, Gamba MA. Advanced practices in comprehensive nursing care for people with skin ulcer. Acta Paul Enfer. 2019;31(6):600-8. DOI: https://doi.org/10.1590/1982-0194201800083

Ministério da Saúde (BR). Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Departamento de Gestão da Educação em Saúde. Política Nacional de Educação Permanente em Saúde. 1. ed. Brasília, DF; 2009. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/politica_nacional_educacao_permanente_saude.pdf

Rosa AT. Avaliação do conhecimento e verificação dos fluxos de atendimento de usuários com lesões de pele pela equipe de enfermagem na atenção básica em uma gerência distrital de saúde de Porto Alegre [monografia]. Trabalho de Conclusão do Curso de Enfermagem. Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, 2018. Disponívelem:https://lume.ufrgs.br/handle/10183/234672

Cordova FP, Santin J, Barros APD, Pereira CS, Paskulin LMG, Duarte ÊRM, Kaiser DE, Ferreira GE. Artifacts for the care of users with chronic skin lesions in primary health care based on principles of clinic management. Research, Society and Development. 2020. 11(9): e94991110654. DOI: http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i11.10654

BRASIL. Ministério da Educação. Resolução n. 7 de 18 de dezembro de 2018. Disponível em: https://www.ufrgs.br/prorext/wp-content/uploads/2019/03/Diretrizes-Resol.07-2018-CNE.pdf

KindelME, Jung W, Witt RR, Costa IG, Lazzari DD,Carballo KB. Self-care of chronic wounds in the household environment: an analysis from the perspective of Dorothea Orem. CiencCuidSaúde. 2020; 190. DOI: https://doi.org/10.4025/ciencuidsaude.v19i0.50399

Duro CLM, Kaiser DE, Bonatto CR, Duarte ERM, Rosa AL, Rosa AT. Cartilha de orientações para profissionais de enfermagem sobre o cuidado com lesões de pele. 1ª ed. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul -UFRGS, 2018. Disponívelem: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/197706

Ely LI, Toassi RFC. Integration among curricula in Health professionals’ education: the power of interprofessional education in undergraduate courses. Interface (Botucatu). 2018; 22(2):1563-75. DOI: https://doi.org/10.1590/1807-57622017.0658

Tasca R, Massuda A, Carvalho WM, Buchweitz C, Harzheim E. Recomendações para o fortalecimento da atenção primária à saúde no Brasil. Rev Panam Salud Publica. 2020;44:e4. Disponível em: https://iris.paho.org/handle/10665.2/51793 DOI: https://doi.org/10.26633/RPSP.2020.4

Garcia AB, Müller PV, Paz PO, Duarte ERM, Kaiser DE. Perception of users on self-care of lower leg ulcers. Rev GaúchaEnferm. 2018; 39:e2017- 0095. DOI: https://doi.org/10.1590/1983-1447.2018.2017-0095

Lavich CRP, Terra MG, Mello AL, Raddatz M, Arnemann CT. Permanent education actions of nurse facilitators at a nursing education center. Rev GaúchaEnferm. 2017;38(1):e62261. DOI: https://doi.org/10.1590/1983-1447.2017.01.62261

França T, Medeiros KR, Belisario SA, Garcia AC, Pinto ICM, Castro JL et al. Continuous Health Education Policy in Brazil: the contribution of the Teaching-Service Integration Standing Committees. Ciênc. saúdecolet. 2017; 22 (6). DOI: https://doi.org/10.1590/1413-81232017226.30272016

Cauduro FP, Schneider SMB, Menegon DB, Duarte ERM, Paz PO, Kaiser DE. Performance of nurses in the care of skin lesions. Rev. enferm. UFPE online. 2018;12(10): 2628-34. DOI: https://doi.org/10.5205/1981-8963-v12i10a236356p2628-2634-2018

Lira ALBC, Adamy EK, Teixeira E, Silva FV. Nursing education: challenges and perspectives in times of the COVID-19 pandemic. Rev Bras Enferm. 2020; 73(Suppl 2):e20200683. DOI: https://doi.org/10.1590/0034-7167-2020-0683

Publicado
2022-08-05
Como Citar
Lucia Mottin Duro, C., Elaine Kaiser, D., Rosalba Mallmann Duarte, E., Soares Paczek, R., & Rossatto de Araújo, R. (2022). Educação permanente em lesões crônicas de pele: relato de experiência. Ciência, Cuidado E Saúde, 21. https://doi.org/10.4025/ciencuidsaude.v21i0.58953
Seção
Relatos de experiência