Alterações emocionais e comportamentais na primeira infância no contexto da pandemia de covid-19
Resumo
Objetivo: investigar alterações emocionais e comportamentais de crianças em isolamento social e os motivos dessas alterações na percepção dos responsáveis. Método: estudo descritivo em que foram coletados dados sobre a rotina e comportamentos de crianças entre 18 meses e 6 anos, antes e durante a pandemia de COVID-19, por meio de entrevista virtual realizada em 2020, com o responsável pelos cuidados da criança. Os dados foram analisados por meio de análise descritiva de frequência e análise comparativa entre crianças menores e maiores de 3 anos. As variáveis categóricas foram agrupadas por similaridade. Resultados: participaram 68 responsáveis e crianças com idades entre 19 meses e 5 anos e 8 meses. Todas mudaram a rotina durante a pandemia. Houve aumento do tempo gasto em aparelhos eletrônicos (75,3%) e em brincadeiras (67,6%); aumento da frequência de alterações no sono (30,9%), choro (48,5%), medo (58,8%), irritação (73,5%); dificuldade para obedecer a ordens (58,8%); maior demanda de atenção (79,4%); maior consumo de doces (61,8%) e frituras (29,4%); e diminuição da concentração (34,3%). As mudanças de rotina foram consideradas os principais motivos para os problemas de comportamento. Conclusão: as mudanças na rotina acarretadas pela pandemia produziram alterações emocionais e comportamentais nas crianças, que, potencialmente, afetaram seu desenvolvimento.
Downloads
Referências
Núcleo Ciência Pela Infância. Primeira infância [Internet], 2020 [acesso em: 20 de mai 2020]. Disponível em: https://ncpi.org.br/primeira-infancia/.
Thompson RA. Doing it with feeling: The emotion in early socioemotional development. Emotion Review. 2015;7(2):121-125. DOI: https://doi.org/10.1177/1754073914554777.
Collyer C, Bell MF, Christian HE. Associations between the built environment and emotional, social and physical indicators of early child development across high and low socioeconomic neighbourhoods. Int J Hyg Environ Health. 2022;243:113974. DOI: 10.1016/j.ijheh.2022.113974.
Boyce WT, Levitt P, Martinez FD, McEwen BS, Shonkoff JP. Genes, Environments, and Time: The Biology of Adversity and Resilience. Pediatrics. 2021;147(2):e20201651. DOI: 10.1542/peds.2020-1651.
Núcleo Ciência Pela Infância. Repercussões da Pandemia de COVID-19 no Desenvolvimento Infantil. São Paulo [Internet]; 2020. [acesso em: 23 de mai 2020]. Disponível em: https://ncpi.org.br/wp-content/uploads/2020/05/Working-Paper-Repercussoes-da-pandemia-no-desenvolvimento-infantil-3.pdf.
McCoy DC, Cuartas J, Behrman J, Cappa C, Heymann J, López Bóo F, et al. Global estimates of the implications of COVID-19-related preprimary school closures for children's instructional access, development, learning, and economic wellbeing. Child. Dev. 2021;92(5):883-899. DOI: 10.1111/cdev.13658.
Panda PK, Gupta J, Chowdhury SR, Kumar R, Meena AK, Madaan P, et al. Psychological and behavioral impact of lockdown and quarantine measures for COVID-19 pandemic on children, adolescents and caregivers: A systematic review and meta-analysis. J Trop Pediatr. 2021;67(1):122. DOI: 10.1093/tropej/fmaa122.
Costa P, Cruz AC, Alves A, Rodrigues MC, Ferguson R. The impact of the COVID-19 pandemic on young children and their caregivers. Child Care Health Dev. 2022;1(7):1001-1007. DOI: https://doi.org/10.1111/cch.12980.
Leighton K, Kardong-Edgren S, Schneidereith T, Foisy-Doll C. Using Social Media and Snowball Sampling as an Alternative Recruitment Strategy for Research. Clinical Simulation in Nursing. 2021; 55:37-42. DOI: https://doi.org/10.1016/j.ecns.2021.03.006.
Hamby S, Guerra C, Toro E, Pinto-Cortez C. Advancing the science of adverse childhood experiences and resilience: A case for global and ecological perspectives. Child Protection and Practice, 2024;3:100060. DOI: https://doi.org/10.1016/j.chipro.2024.100060.
Rafihi-Ferreira RE, Pires MLN, Silvares EFM. Multicomponent treatment for child insomnia and its effects on patterns, habits and sleeping routines. Psico. 2020;51(4):e34034. DOI: https://doi.org/10.15448/1980-8623.2020.4.34034.
Liu Z, Tang H, Jin Q, Wang G, Yang Z, Chen H, et al. Sleep of preschoolers during the coronavirus disease 2019 (COVID-19) outbreak. J Sleep Res. 2021;30(1):e13142. DOI:https://doi.org/10.1111/jsr.13142.
Ding X, Liu H, Wang H, Song O, Su W, Li N, et al. COVID-19 pandemic impact on family life and exacerbated emotional and behavioral health among preschool children: A longitudinal study. Int J Clin Health Psychol. 2022;22 (3):100327. DOI: https://doi.org/10.1016/j.ijchp.2022.100327.
Cantiani C, Dondena C, Capelli E, Riboldi EM, Molteni M, Riva V. Effects of COVID-19 Lockdown on the Emotional and Behavioral Profiles of Preschool Italian Children with and without Familial Risk for Neurodevelopmental Disorders. Brain Sci. 2021;11(4):477. DOI 10.3390/brainsci11040477.
Azazi LC, García M, Salvatierra DB, Nova SV, Mello FC, Garrido M, et al. Mood, emotions, and behaviors of children during the COVID-19 pandemic in Autonomous City of Buenos Aires. Arch Argent Pediatr. 2022; 120(2):106-110. DOI:10.5546/aap.2022.eng.106.
Andrés ML, Galli JI, Valle Mdel, Vernucci S, Lópes-Morales H, Gelpi-Trudo R, et al. Parental Perceptions of Child and Adolescent Mental Health During the COVID-19 Pandemic in Argentina. Child Youth Care Forum. 2022; 51(6):1195–1225. DOI: https://doi.org/10.1007/s10566-021-09663-9.
Egan SM, Pope J, Moloney M, Hoyne C, Beatty C. Missing Early Education and Care During the Pandemic: The Socio-Emotional Impact of the COVID-19 Crisis on Young Children. Early Childhood Educ J. 2021; 49(5):925–934. DOI:https://doi.org/10.1007/s10643-021-01193-2.
Machado AFB, Moroskoski M, Rosseto RO, Marcon SS. Perceptions of mothers about nursing care in childcare consultation. Ciência, Cuidado e Saúde. 2022;21:1. DOI: 10.4025/ciencuidsaude.v21i0.64271.
Sociedade Brasileira de Pediatria. Manual de Orientação. Grupo de Trabalho Saúde na Era Digital (2019-2021). #Menos telas #Mais saúde. Rio de Janeiro [Internet]. 2019 [acesso em: 17 jan. 2021]. Disponível em: https://www.sbp.com.br/fileadmin/user_upload/_22246c-ManOrient_-__MenosTelas__MaisSaude.pdf.
Copyright (c) 2025 Ciência, Cuidado e Saúde

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.