Histórico da Revista
A Ciência, Cuidado e Saúde é uma revista eletrônica, de acesso aberto, publicada no formato de fluxo contínuo. Foi criada em julho de 2002, como órgão oficial de divulgação científica do Departamento de Enfermagem da Universidade Estadual de Maringá. Tem como missão promover a divulgação do conhecimento científico e técnico em saúde e enfermagem, através da publicação deliberada de artigos, visando contribuir para o aperfeiçoamento da profissão nas suas vertentes teórica e prática.
A Ciência, Cuidado e Saúde (ISSN on-line 1984-7513 e ISSN impresso 1677-3861) está indexada no Latindex, CUIDEN, BIREME, BDENF e nas bases de dados LILACS, DOAJ, REDALYC e CINAHL. Cadastrada no Portal de Periodicos Capes, Portal Diadorim e Sumários.org. A abreviatura do título a ser utilizada em referências, notas de rodapé e legendas bibliográficas é: Cienc. Cuid. Saude.
Foco e Escopo
A revista Ciência, Cuidado e Saúde é um periódico em formato on-line que tem por objetivo divulgar a produção técnico-científica relacionada à área da saúde e, em especial, da Enfermagem.
É editada e publicada, em fluxo contínuo, pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e pelo Departamento de Enfermagem, da Universidade Estadual de Maringá.
Métricas
Qualis/Capes (2017-2020): B1
Índice H5 (Google Scholar): 10
Política Editorial
Aceita contribuições em português, inglês e espanhol, nos formatos de Editorial, Artigos originais, Relato de experiência, Artigos de reflexão e Artigos de revisão.
Adota a normalização dos "Requisitos uniformes para manuscritos apresentados a periódicos biomédicos" (Estilo Vancouver), conforme matéria disponível em http:www.icmje.org/.
Em consonância às recomendações relacionadas à Ciência Aberta (Open Science), a Ciência, Cuidado e Saúde recebe para avaliação manuscritos previamente disponibilizados em repositórios preprint confiáveis e apoia a política de ciência aberta com o depósito de dados em bancos de repositórios nacionais (Open Data).
Processo de Avaliação pelos Pares
O processo de avaliação por pares utiliza o sistema de blind review, preservando a identidade dos autores e consultores. As identidades dos autores serão informadas ao Conselho Editorial apenas na fase final de avaliação.
Contudo, em consonância com o movimento de ciência aberta, a Ciência, Cuidado e Saúde passará a oferecer a opção de abertura do processo de avaliação dos manuscritos por pares. Deste modo, autores e revisores poderão indicar se concordam com esta opção no momento de submissão/revisão.
Periodicidade
A Ciência, Cuidado e Saúde é publicada em fluxo contínuo.
Política de Acesso Livre
A Ciência, Cuidado e Saúde oferece acesso livre a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilização gratuita do conhecimento científico produzido proporciona maior democratização da ciência.
Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde estiver identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons 4.0 Internacional reconocimento não comercial sem obra derivada.
A revista utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative commons attribution 3.0 para periódicos de acesso aberto, Open Archives Iniciative (OAI), categoria green road.
Integridade na Divulgação Científica
A Ciência, Cuidado e Saúde segue as condutas éticas e os preceitos da integridade na publicação científica. A prática editorial para casos de má conduta científica (plágio, auto-plágio, falsificação ou fabricação de dados, uso indevido de referências ou citações, duplicidade de publicação, conflitos de interesse não divulgados, disputa de autoria, entre outras) seguirá os procedimentos e diretrizes do Code of Conduct and Best Practice Guidelines for Journal Editors do Committee on Publication Ethics (COPE) http://publicationethics.org/, bem como as orientações do International Committee of Medical Journal Editors (ICMJE), http://www.icmje.org.
Adota ferramentas de rastreamento de similaridades e os autores devem estar atentos para as implicações previstas nos dispositivos legais do Código Penal (artigo 184) e da Lei de Direitos Autorais (Art. 7º, parágrafo terceiro da Lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998. Vide Lei nº 12.853, de 2013). No momento da submissão, é utilizada a ferramenta Copy Spider® (https://copyspider.com.br/main/). Na versão final, antes da publicação a verificação da autenticidade do texto, o software CrossRef Similarity Check – iThenticate é empregado. O Conselho Editorial da Ciência, Cuidado e Saúde discutirá casos suspeitos de ferimento da integridade científica e tomará as devidas decisões, tais como: embargos e suspensão de publicar no periódico, por período determinado. Os autores serão imediatamente comunicados de todas as etapas deste processo.
Quando a Ciência, Cuidado e Saúde recebe o manuscrito submetido pelo autor, ele será analisado pela ferramenta anti-plágio. Após análise e detecção de plágio de até 10%, (apontado pelo software), a equipe da revista irá solicitar ao autor que o reescreva e cite a fonte original. Caso o plágio seja extenso a partir de 20% a mais do estipulado, o manuscrito será recusado e tanto os autores quanto suas instituições serão notificadas. Caso o plágio seja detectado no processo peer review, nas etapas de avaliação por revisores ou pelos editores, as medidas mencionadas também serão aplicadas. Quando o plágio for detectado após a publicação do artigo, a Ciência, Cuidado e Saúde irá notificar e publicar a infração cometida por nota do Editor publicada na mesma edição que o manuscrito tiver sido divulgado.
Arquivamento
Os documentos dos artigos submetidos, independentemente da decisão editorial, ficarão arquivados por cinco anos no sistema.
A Ciência, Cuidado e Saúde utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração.
Apoio Financeiro
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001.
Sponsors