<b>Efeitos da atividade física na qualidade de vida de mulheres com sobrepeso e obesidade pós-menopausa</b> DOI: 10.4025/cienccuidsaude.v13i3.18688

  • Letícia Carla Lopes Educadora Física.
  • Luís Carlos Lopes-Júnior Enfermeiro. Doutorando em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação Enfermagem em Saúde Pública na Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP).
  • Emiliana de Omena Bomfim Enfermeira. Mestre em Ciências pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da USP.
  • Sara da Silva Enfermeira. Especialista em Saúde do Trabalhador.
  • Regina Célia David Galvani Educadora Física e Fisioterapeuta. Mestre em Ensino na Educação Brasileira. Docente da Universidade de Marília.
  • Eduardo Federighi Baisi Chagas Educador Físico. Mestre em Avaliação e Intervenção em Fisioterapia. Docente da Universidade de Marília.

Resumen

Este estudo objetivou analisar o impacto de um programa de exercícios físicos adaptado à realidade de Unidades de Saúde da Família (USF) sobre a Qualidade de Vida (QV) de mulheres com sobrepeso e obesidade no período pós-menopausa. Trata-se de pesquisa descritiva, transversal e quantitativa, conduzida em USF de um município do centro-oeste paulista. A amostra por conveniência foi de 68 mulheres com sobrepeso e obesidade na pós-menopausa alocadas igualmente e aleatoriamente em grupo exercício e grupo controle. O programa de exercícios físicos foi estabelecido com base nas recomendações do Colégio Americano de Medicina do Esporte sendo este adaptado às condições disponíveis em USF. Para análise dos dados utilizamos a estatística descritiva e a estatística paramétrica e não paramétrica, com α fixado em 0,05. No grupo exercício foi verificado valores significativamente maiores do que no grupo controle para os domínios capacidade funcional, aspectos físicos, dor, saúde geral, saúde mental e percepção geral de qualidade de vida. A condição de saúde é determinada por múltiplos fatores e pode ser monitorada por diferentes indicadores. A QV tem se apresentado com um importante indicador da condição da saúde devido seu impacto sobre a autonomia para a realização de atividades diárias da mulher pós-menopausa. 

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.
Publicado
2014-05-29
Cómo citar
Lopes, L. C., Lopes-Júnior, L. C., Bomfim, E. de O., Silva, S. da, Galvani, R. C. D., & Chagas, E. F. B. (2014). <b>Efeitos da atividade física na qualidade de vida de mulheres com sobrepeso e obesidade pós-menopausa</b&gt; DOI: 10.4025/cienccuidsaude.v13i3.18688. Ciência, Cuidado E Saúde, 13(3), 439 - 446. https://doi.org/10.4025/ciencuidsaude.v13i3.18688
Sección
Articulo originale