<b>Necessidades das famílias e as práticas profissionais na violência intrafamiliar</b> DOI: 10.4025/cienccuidsaude.v13i2.19646

  • Mara Regina Santos da Silva Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora da Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande – FURG.
  • Priscila Arruda da Silva Enfermeira. Doutoranda em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande - UFRGS.
  • Geisa dos Santos Luz Enfermeira. Doutora em Enfermagem.
  • Gabriele Schek Enfermeira. Doutoranda em Enfermagem na UFRGS.
  • Maria da Penha da Rosa Silveira Nunes Enfermeira. Doutoranda em Enfermagem na UFRGS.

Resumen

Este estudo teve como objetivos identificar, a partir do ponto de vista dos profissionais, as necessidades das famílias atendidas, na rede de serviços de proteção às crianças e adolescentes vítimas de violência intrafamiliar, e arrolar as ações desenvolvidas pelos profissionais para responder às necessidades das famílias. Trata-se de um estudo qualitativo, cujos dados foram coletados entre 2008 e 2010, através de entrevistas semiestruturadas, realizadas com quatorze profissionais que trabalham em três instituições de proteção a vítimas de violência intrafamiliar. Mediante a análise temática dos dados, os resultados apontaram como prioritárias as necessidades dos pais de esclarecimentos, apoio, recursos básicos para a sobrevivência com dignidade e proteção das crianças e adolescentes. As práticas desenvolvidas pelos profissionais incluem requisição de serviços, encaminhamento da família para outros serviços, acolhimento, reuniões de equipe, realização de anamneses e avaliação da família. Conclui-se que, embora os profissionais trabalhem intensamente e demonstrem desejo de ajudar, suas ações,  em geral, não são convergentes com as necessidades das famílias. 

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.
Publicado
2014-05-08
Cómo citar
Silva, M. R. S. da, Silva, P. A. da, Luz, G. dos S., Schek, G., & Nunes, M. da P. da R. S. (2014). <b>Necessidades das famílias e as práticas profissionais na violência intrafamiliar</b&gt; DOI: 10.4025/cienccuidsaude.v13i2.19646. Ciência, Cuidado E Saúde, 13(2), 335 - 342. https://doi.org/10.4025/ciencuidsaude.v13i2.19646
Sección
Articulo originale