<b>Mulheres com AIDS: disponibilidade e satisfação do suporte social / Women with aids: availability of satisfaction of the social support<b/>

  • Vânia Lúcia Durgante Enfermeira do Hospital Universitário de Santa Maria. Mestre em Enfermagem. Membro do grupo de pesquisa Cuidado, Saúde e Enfermagem. Santa Maria - RS, Brasil.
  • Maria de Lourdes Denardin Budó Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora Associada do Departamento de Enfermagem da UFSM. Membro do grupo de pesquisa Cuidado, Saúde e Enfermagem. Santa Maria - RS, Brasil.
  • Laura de Azevedo Guido Enfermeira, Doutora em Enfermagem, Professora Associada Aposentada do Departamento de Enfermagem da UFSM. Membro do grupo de pesquisa Trabalho, Saúde, Educação e Enfermagem. Santa Maria - RS, Brasil.

Resumen

Objetivou-se mensurar a disponibilidade e satisfação do suporte social percebida e identificar as fontes de suporte das mulheres com aids em tratamento com antirretrovirais. Pesquisa quantitativa, descritiva, com amostra de 83 usuárias da Unidade Dispensadora de Medicamentos de um hospital público em Santa Maria, no Rio Grande do Sul. Utilizou-se um Questionário sociodemográfico e de saúde e a Escala de avaliação do suporte social, no período de fevereiro a abril de 2011. Os resultados foram apresentados pelas medidas de tendência central e dispersão. O estudo revelou que o suporte social mais recebido foi o emocional e as mulheres estão nem satisfeitas, nem insatisfeitas com o suporte recebido. A principal fonte de suporte foi a dos familiares, especialmente, o companheiro. Destaca-se a importância deste estudo quando se reconhece as diferentes necessidades das mulheres com essa infecção e a importância do suporte social como mediador na manutenção de relacionamentos positivos e na promoção da saúde. 

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.
Publicado
2014-11-27
Cómo citar
Durgante, V. L., Budó, M. de L. D., & Guido, L. de A. (2014). <b>Mulheres com AIDS: disponibilidade e satisfação do suporte social / Women with aids: availability of satisfaction of the social support<b/&gt;. Ciência, Cuidado E Saúde, 14(1), 814 - 821. https://doi.org/10.4025/ciencuidsaude.v14i1.19934
Sección
Articulo originale