<b> Educação em saúde: uma estratégia de intervenção frente ao câncer de mama / Health education: a strategy for action against breast cancer

  • Magaly Bushatsky Enfermeira. Doutora em Saúde da Criança e do Adolescente. Professora Adjunta da Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora das Graças da Universidade de Pernambuco (FENSG-UPE). Recife – PE, Brasil
  • Luciana da Rocha Cabral Acadêmica de Enfermagem. Universidade de Pernambuco
  • Juliana da Rocha Cabral Universidade Federal de Pernambuco
  • Mariana Boulitreau Siqueira Campos Barros Enfermeira. Mestre em Saúde Coletiva. Professora Assistente da Universidade Federal de Pernambuco
  • Betânia da Mata Ribeiro Gomes Enfermeira. Doutora em Ciências. Professora Adjunta da Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora das Graças da Universidade de Pernambuco
  • Antônio Simão dos Santos Figueira Filho Médico. Doutor em Cirurgia Clínica e Experimental. Professor Regente da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade de Pernambuco

Resumen

 

O objetivo foi avaliar a efetividade da intervenção educativa sobre câncer de mama com usuárias da Estratégia de Saúde da Família (ESF), mediante comparações do pré e pós-teste. Estudo quase-experimental, desenvolvido com 84 mulheres a partir dos 18 anos. A coleta ocorreu em Unidades de Saúde da Família do município de Sirinhaém – Pernambuco, no período de maio a setembro de 2013, através de três etapas: aplicação do pré-teste, realização da atividade de educação em saúde acerca da temática e aplicação do pós-teste. A intervenção foi significativa, sendo observada a compreensão das mulheres no tocante ao câncer de mama ser uma doença curável e com meios de prevenção, assim como na associação da idade acima dos 50 anos, como fator de risco para a neoplasia, em ambas as variáveis obteve-se um valor de p < 0,001, mediante comparação do pré e pós-teste. Dessa forma, a estratégia empregada serviu de alicerce para a aquisição do conhecimento pelas participantes.

 

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Biografía del autor/a

Juliana da Rocha Cabral, Universidade Federal de Pernambuco
Enfermeira. Supervisora de Campo em Pesquisa da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Universidade Federal de Pernambuco (FADE/UFPE). Recife – PE, Brasil.
Betânia da Mata Ribeiro Gomes, Enfermeira. Doutora em Ciências. Professora Adjunta da Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora das Graças da Universidade de Pernambuco

 

 

Publicado
2015-02-07
Cómo citar
Bushatsky, M., Cabral, L. da R., Cabral, J. da R., Barros, M. B. S. C., Gomes, B. da M. R., & Filho, A. S. dos S. F. (2015). <b&gt; Educação em saúde: uma estratégia de intervenção frente ao câncer de mama / Health education: a strategy for action against breast cancer. Ciência, Cuidado E Saúde, 14(1), 870 - 878. https://doi.org/10.4025/ciencuidsaude.v14i1.23259
Sección
Articulo originale