<b>Sobrecarga emocional dos familiares de pacientes com câncer: ambiguidade de sentimentos ao cuidar/The emotional burden of family members of cancer patients: ambiguity of feelings in the moment of care<b>

  • Gabriella Michel dos Santos Benedetti
  • Julia Wakiuchi
  • Josane Rosenilda da Costa
  • Eleandro Prado
  • Jéssica Naiany Sampaio
  • Catarina Aparecida Sales
Palavras-chave: Família. Cuidadores. Câncer. Estresse psicológico. Enfermagem.

Resumo

O objetivo do estudo foi apreender os aspectos emocionais relacionados ao cuidado de um familiar com câncer. Trata-se de uma pesquisa descritiva de abordagem qualitativa, cujos dados foram obtidos junto a dez familiares responsáveis pelo cuidado de pacientes com câncer, assistidos por uma rede de apoio a pacientes oncológicos, da região noroeste do Estado do Paraná, no período de setembro a dezembro de 2011. Através da análise temática dos discursos emergiram três categorias: Sofrendo ante a cruel jornada: do adoecimento a impossibilidade de cura; Sentindo-se prisioneiros do cuidado: da dedicação à frustração e Mascarando a dor ao ofertar um cuidado genuíno, os quais ressaltam o misto de sentimentos vivenciados pelos cuidadores. Conclui-se que cuidar de um indivíduo vai muito além de sua expressão, exigindo dedicação ímpar, que muitas vezes impõe a abdicação de seus próprios planos e desejos em favor do próximo. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriella Michel dos Santos Benedetti
Enfermeira. Doutoranda em Enfermagem pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Maringá, Paraná, Brasil. Professor Colaborador do Departamento de Enfermagem da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), Campus Paranavaí, Paranavaí, Paraná, Brasil.
Julia Wakiuchi
Enfermeira. Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Maringá, PR.
Josane Rosenilda da Costa
Enfermeira. Mestranda em Enfermagem pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Maringá, Paraná, Brasil.
Eleandro Prado
Enfermeiro. Mestrando em Enfermagem pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Maringá, Paraná, Brasil.
Jéssica Naiany Sampaio

Enfermeira pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Maringá, Paraná, Brasil. 

Catarina Aparecida Sales
Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora Adjunta da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Maringá, Paraná, Brasil.
Publicado
2015-10-13
Como Citar
Benedetti, G. M. dos S., Wakiuchi, J., Costa, J. R. da, Prado, E., Sampaio, J. N., & Sales, C. A. (2015). <b>Sobrecarga emocional dos familiares de pacientes com câncer: ambiguidade de sentimentos ao cuidar/The emotional burden of family members of cancer patients: ambiguity of feelings in the moment of care<b&gt;. Ciência, Cuidado E Saúde, 14(3), 1220 - 1228. https://doi.org/10.4025/ciencuidsaude.v14i3.23590
Seção
Artigos originais