Análisis de la evasión de alumnos de los cursos de profesionalización del área de enfermería em Paraná

  • Selma Maffei de Andrade Universidade Estadual de Londrina
  • Elisabete de Fatima Polo de Almeida Nunes Universidade Estadual de Londrina
  • Luiz Cordono Junior Universidade Estadual de Londrina
  • Maria do Carmo Lourenço Haddad Universidade Estadual de Londrina
  • Nadia Aparecida de Souza Fundação Araucária de Apoio ao Desenv. Científico e Tecnológico do Paraná
  • Mara Lúcia Garanhani Universidade Estadual de Londrina
Palabras clave: Educación en Enfermería, Habilitación Profesional, Evasión Estudiantil.

Resumen

El trabajo tuvo como objetivo analizar la evasión de alumnos de los cursos de auxiliar y técnico de enfermería vinculados al Proyecto de Profesionalización de los Trabajadores de Enfermería (Profae), en Paraná. El estudio es de carácter descriptivo y cualitativo. Los datos han sido recolectados en 2002 por medio de entrevistas por teléfono, y procesados a través del programa Epi Info. De los 355 alumnos identificados en la situación de “evadido”, un 66,5% han sido entrevistados. Se observó que la mayoría de los evadidos del curso auxiliar no actuaba en el área, mientras que el contrario ha sido observado con relación a los evadidos del curso técnico de enfermería. Los motivos de evasión más mencionados han sido: incompatibilidad con el horario de trabajo (19,1%), no “haberle gustado” el área (12,7%), problema de salud en la familia (11,0%), problema de salud personal (10,2%) y embarazo (8,5%). La oferta de profesionalización a los auxiliares y técnicos de enfermería no garantiza la permanencia de los alumnos en el curso, aun siendo ellos trabajadores y actuando en el área de enfermería.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Biografía del autor/a

Selma Maffei de Andrade, Universidade Estadual de Londrina
Atualmente, é Professora Associada da Universidade Estadual de Londrina, atuando na graduação (cursos de Enfermagem e Medicina) e na pós-graduação (como membro da Comissão Coordenadora e professora permanente do Mestrado em Saúde Coletiva). É Coordenadora Geral do Núcleo de Estudos Em Saúde Coletiva (NESCO) e pesquisadora (PQ) do CNPq (Saúde Coletiva e Nutrição). Atua na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Epidemiologia. Em seu currículo Lattes os termos mais freqüentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Acidentes de trânsito, Mortalidade, Epidemiologia, Informações em saúde, Avaliação de serviços de saúde, Morbidade, Cuidado pré-natal, Nascido vivo, Violência e Fatores de risco. Currículo Lattes
Elisabete de Fatima Polo de Almeida Nunes, Universidade Estadual de Londrina
Selma Maffei de Andrade concluiu o Doutorado Em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo em 1998. Atuou como enfermeira na Autarquia Municipal de Saúde de Londrina de 1982 a 1998 (supervisão de enfermagem, chefe da Divisão de Enfermagem e coordenadora do Núcleo de Processamento e Análise de Dados). Atualmente, é Professora Associada da Universidade Estadual de Londrina, atuando na graduação (cursos de Enfermagem e Medicina) e na pós-graduação (como membro da Comissão Coordenadora e professora permanente do Mestrado em Saúde Coletiva). É Coordenadora Geral do Núcleo de Estudos Em Saúde Coletiva (NESCO) e pesquisadora (PQ) do CNPq (Saúde Coletiva e Nutrição). Atua na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Epidemiologia. Em seu currículo Lattes os termos mais freqüentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Acidentes de trânsito, Mortalidade, Epidemiologia, Informações em saúde, Avaliação de serviços de saúde, Morbidade, Cuidado pré-natal, Nascido vivo, Violência e Fatores de risco. Currículo Lattes
Luiz Cordono Junior, Universidade Estadual de Londrina
possui graduação em Medicina pela Universidade Estadual de Londrina (1972), mestrado em Medicina (Medicina Preventiva) pela Universidade de São Paulo (1979) e doutorado em Doutorado em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (1986). Atualmente é professor associado da Universidade Estadual de Londrina. , atuando principalmente nos seguintes temas: recursos humanos em saúde, avaliação de serviços de saúde, assistência farmacêutica, políticas de saúde e administração em saúde. Currículo Lattes
Maria do Carmo Lourenço Haddad, Universidade Estadual de Londrina
possui Graduação em Enfermagem pela Faculdade de Enfermagem São José (1975), mestrado em Histologia pela Universidade Estadual de Londrina (1994) e doutorado na Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto pela Universidade de São Paulo (2004). Atualmente é professor adjunto da Universidade Estadual de Londrina-PR. Tem experiência em Gestão de Serviços de Enfermagem e Assistência ao portador de Diabetes Mellitus, atuando principalmente nas seguintes áreas: gestão em serviços de enfermagem, auditoria em serviços de enfermagem, hotelaria hospitalar e assistencia ao portador de diabetes mellitus com enfoque nos cuidados com os pés. Currículo Lattes
Nadia Aparecida de Souza, Fundação Araucária de Apoio ao Desenv. Científico e Tecnológico do Paraná
possui graduação em Direito pela Universidade Estadual de Londrina (1981) , graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Londrina (1985) , especialização em Educação Especial pelo Centro de Estudos Superiores de Londrina (1989) , mestrado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1995) , doutorado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1999) e curso-tecnico-profissionalizante em Magistério pelo Colégio Mãe de Deus (1977) . Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Estadual de Londrina e Parecerista do Fundação Araucária de Apoio ao Desenv. Científico e Tecnológico do Paraná. Tem experiência na área de Educação , com ênfase em Ensino-Aprendizagem. Atuando principalmente nos seguintes temas: Avaliação da Aprendizagem, Formação Continuada, Formação de Professores. Currículo Lattes
Mara Lúcia Garanhani, Universidade Estadual de Londrina
Possui Graduação em Enfermagem pela Universidade Estadual de Londrina (1982), mestrado em Enfermagem Fundamental pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo Usp (1993) e doutorado em Enfermagem pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo Usp (2004). Atualmente é professor adjunto da Universidade Estadual de Londrina, participa do conselho editorial das revistas:- REME. Revista Mineira de Enfermagem e - Terra e Cultura . Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase na assistência perioperatória, atuando principalmente nos seguintes temas: enfermagem, currículo integrado, abordagem fenomenológica, avaliação e currículo.Coordena atualmente projetos de pesquisa na área de formação profissional, cuidado humano, educação permanente e assistência perioperatória. Currículo Lattes
Cómo citar
Andrade, S. M. de, Nunes, E. de F. P. de A., Junior, L. C., Haddad, M. do C. L., Souza, N. A. de, & Garanhani, M. L. (1). Análisis de la evasión de alumnos de los cursos de profesionalización del área de enfermería em Paraná. Ciência, Cuidado E Saúde, 6(4), 433-440. https://doi.org/10.4025/ciencuidsaude.v6i4.3869
Sección
Articulo originale